Dia 4: Leitura equilibrada
Raquel Anderson: Quando você lê a Bíblia inteira, pode começar a ver respostas para certas perguntas. Aqui está Nancy DeMoss Wolgemuth.
Nancy DeMoss Wolgemuth: O que Deus está fazendo neste mundo? O que Ele está fazendo? E o que minha vida tem a ver com isso? Onde eu me encaixo no plano de Deus? Se você quer entender, certifique-se de não estar negligenciando ou pulando certas partes da Palavra de Deus.
Raquel: Este é o Aviva Nossos Corações com Nancy DeMoss Wolgemuth, autora de A Sós com Deus, na voz de Renata Santos.
Todas nós precisamos de dietas equilibradas, e talvez você tenha decidido se alimentar de forma mais saudável em 2026. Estou aproveitando o começo deste ano para dar o pontapé inicial nesse hábito. Bem, você também precisa de uma leitura equilibrada, e espero que você se aproxime da Bíblia de maneira saudável este ano.
…Raquel Anderson: Quando você lê a Bíblia inteira, pode começar a ver respostas para certas perguntas. Aqui está Nancy DeMoss Wolgemuth.
Nancy DeMoss Wolgemuth: O que Deus está fazendo neste mundo? O que Ele está fazendo? E o que minha vida tem a ver com isso? Onde eu me encaixo no plano de Deus? Se você quer entender, certifique-se de não estar negligenciando ou pulando certas partes da Palavra de Deus.
Raquel: Este é o Aviva Nossos Corações com Nancy DeMoss Wolgemuth, autora de A Sós com Deus, na voz de Renata Santos.
Todas nós precisamos de dietas equilibradas, e talvez você tenha decidido se alimentar de forma mais saudável em 2026. Estou aproveitando o começo deste ano para dar o pontapé inicial nesse hábito. Bem, você também precisa de uma leitura equilibrada, e espero que você se aproxime da Bíblia de maneira saudável este ano.
Nancy está nos oferecendo um plano para uma leitura equilibrada enquanto continua a série Entrando na Palavra e deixando a Palavra entrar em você. Vamos ouvir:
Nancy: Quero que você imagine que você abre sua geladeira em casa, fecha os olhos e estende a mão para pegar apenas os itens que sua mão alcançar. Você tiraria esses itens, três ou quatro deles, e isso seria sua refeição.
Você poderia pegar, por exemplo, um pote de maionese, um pote de picles e um pêssego, ou o que quer que esteja na sua geladeira agora. Você diria: “Que maneira horrível de montar uma refeição.”
Concordo. Mas é assim que muitas pessoas se aproximam da Palavra de Deus. Elas apenas pegam cegamente o primeiro trecho que encontram. Abrem a Bíblia e escolhem um trecho aqui, outro ali, sem uma sequência específica, sem uma ordem definida, e é assim que lêem as Escrituras.
Outras lêem a Bíblia mais como os adolescentes comem. Você sabe, a dieta preferida deles é pizza, salgadinhos, refrigerante e sorvete. Na verdade, não são apenas os adolescentes. Eu também gosto dessas coisas. Mas estas não são refeições saudáveis, equilibradas.
Sabemos que nossos corpos precisam, fisicamente, de refeições e dietas nutricionalmente equilibradas para se manterem saudáveis. Se você vive apenas de um tipo de alimento e não tem uma dieta balanceada, seu corpo vai sentir mais cedo ou mais tarde.
Da mesma forma, nosso espírito precisa do equilíbrio que vem de absorver toda a Palavra de Deus, todo o conselho de Deus, e não apenas nos limitarmos àqueles trechos que parecem especialmente apetitosos ou simplesmente aos trechos que pegamos cegamente enquanto corremos pelas Escrituras.
Acredito que o crescimento espiritual de muitos cristãos é prejudicado por causa de sua “dieta” espiritual. É uma dieta que consiste principalmente nos Salmos, com talvez um pouquinho das epístolas do Novo Testamento incluídas — as coisas que são fáceis e divertidas de digerir; meio que a pizza e o sorvete das Escrituras.
Não há nada de errado com pizza. Não há nada de errado em ter essas coisas como parte da sua dieta. Elas são importantes, mas não constituem uma dieta completa. Não são equilibradas para nos dar nutrição espiritual.
Concordo que nem todas as partes da Bíblia são igualmente fáceis de digerir.
Já compartilhei aqui que leio diferentes trechos da Escritura ao mesmo tempo. Seleciono trechos do Antigo e do Novo Testamento. Daqui a pouco, vou explicar por que faço isso.
Eu estive lendo 1 Crônicas. Se você não leu 1 Crônicas recentemente, talvez seja uma parte da Bíblia onde as páginas parecem coladas. Os nove primeiros capítulos, especialmente, são genealogias — fulano gerou beltrano, que gerou ciclano. Bem, posso dizer que no dia em que leio esses capítulos, não tenho aquela sensação extasiada de que estou tirando muito da Palavra de Deus. O pensamento passa pela minha mente: “Qual é o valor disso? É realmente importante de ler isso?”
Bem, a resposta é sim! É importante ler mesmo que talvez não possamos compreender completamente. Sabemos porém que, de acordo com 2 Timóteo 3.16, “Toda a Escritura é inspirada por Deus”. É inspirada por Deus. E é toda útil, até mesmo 2 Crônicas, capítulos 1 a 9. Tudo é útil.
Para que é útil? É “útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para instruir em justiça.” (NVI) Há algo em cada parte da Palavra de Deus que eu preciso para ter uma dieta espiritualmente equilibrada. Precisamos de uma dieta que inclua toda a Palavra de Deus.
Um dos problemas do evangelismo moderno é que nos acostumamos tanto a ter nossos sentidos estimulados por emoções visuais e sonoras que nos entediamos facilmente com qualquer coisa que não nos dê euforia e recompensas imediatas.
Somos bombardeadas com estímulos audiovisuais na mídia; nos nossos cultos da igreja, na forma como conduzimos os cultos, na mídia cristã, rádio, televisão. Tudo é planejado para ser rápido, fácil de digerir, impressionante, cintilante, estimulante, emocionante.
Somos tão estimuladas por computadores, jogos de computador, televisão, filmes e propagandas neste mundo que, quando se trata de coisas espirituais, mesmo na igreja, queremos coisas que nos estimulem e emocionem imediatamente.
É difícil para nós, que fomos criadas com essa “dieta” de mídia rápida, nos empolgarmos com a leitura, porque nos entediamos facilmente. E se você acha que não, olhe para seus filhos. Você verá como as crianças hoje se entediam com facilidade.
É uma das razões pelas quais sou tão grata por ter sido criada em um lar sem televisão. Existem muitos benefícios nisso (e não quero me desviar aqui). Mas um dos benefícios é que você aprende a se interessar por coisas que não são tão imediatas. Você aprende a ler, a discutir coisas com as outras pessoas da sua família. Você não se entedia tão facilmente como muitas crianças de hoje.
Hoje queremos o sensacional, o espetacular, o emocionante, o empolgante. Oswald Chambers nos lembra: “A Bíblia não emociona. A Bíblia nutre. Dê tempo à leitura da Bíblia e o efeito recreativo é tão real quanto o do ar fresco fisicamente.”
Veja, precisamos dos Salmos e das Epístolas, mas também precisamos dos livros do Antigo Testamento, da Lei. Precisamos dos livros históricos. Precisamos dos Profetas. Precisamos dos Evangelhos. Precisamos de toda a Palavra de Deus. Precisamos ler a Palavra de Deus de forma que tenhamos uma noção do fluxo da Palavra de Deus.
Quando você pega um livro que não seja a Bíblia, geralmente você não começa no meio. Tudo bem, eu sei que algumas pessoas fazem isso! Mas normalmente, especialmente se o livro tem um enredo, você não vai começar no meio ou pula aleatoriamente de capítulo em capítulo. No entanto, é assim que muitas de nós lemos a Bíblia.
Não percebemos que a Bíblia tem um enredo. É uma história. É a grande história da redenção — uma história que tem começo, meio e fim, uma história de um Deus que criou o homem para comunhão com Ele e depois viu o homem rejeitá-Lo. À medida que Deus colocou em prática um plano que Ele havia concebido na eternidade passada para restaurar o homem à comunhão com Ele, Deus enviou Jesus para realizar esse plano por meio de Sua morte na cruz.
Assim, vemos a história de Deus. Você não consegue entender toda essa história se estiver apenas pegando pedaços aqui e ali, sem ter uma noção do todo, razão pela qual quero encorajá-la a ler a Bíblia não apenas em oração, como já falamos, e de uma forma reflexiva, como também falamos, mas também sistematicamente, leia a Bíblia sistematicamente.
Isso não significa que a Bíblia só pode ser lida do começo ao fim, de Gênesis a Apocalipse, embora muitas pessoas tenham encontrado grande bênção em ler as Escrituras desta maneira regularmente.
Mas a leitura sistemática significa que entendemos que contexto e fluxo são importantes. Versículos individuais precisam ser lidos no contexto do parágrafo e do capítulo em que aparecem. Capítulos da Bíblia precisam ser lidos no contexto do livro em que se encontram. E livros da Bíblia precisam ser lidos no contexto de outros livros da Bíblia para vermos como eles se encaixam no esquema, no fluxo e no enredo das Escrituras e no plano redentor eterno de Deus.
Portanto, se você quer ter uma dieta espiritual equilibrada, quer entender todo o plano de Deus:
- O que Deus está fazendo neste mundo?
- O que Ele está fazendo?
- O que minha vida tem a ver com isso?
- Onde eu me encaixo no plano de Deus?
- Para entender tudo isso, certifique-se de não estar negligenciando ou pulando certas partes da Palavra de Deus.
Já pensou, quando chegarmos ao céu e descobrirmos o quanto teria sido proveitoso se tivéssemos lido a Palavra de Deus completamente?
Deus nos amou tanto que nos deu este livro para nos mostrar Seu coração, para nos ensinar Seus caminhos, para nos ensinar Seu plano. É a história dele. É uma grande história. É um livro incrível. Sim, partes dele são difíceis de entender.
Nos próximos dias, quero dar algumas dicas e ideias sobre como ler a Bíblia de forma sistemática. Não existe um único plano, nem uma única abordagem.
Algumas pessoas gostam de começar em Gênesis e ler direto até Apocalipse. Embora eu diga que, se você nunca leu a Bíblia inteira antes, essa é uma forma desafiadora de começar, porque é bem provável que, ao chegar em Levítico, você queira desistir, como muitas pessoas fazem. Mas existem algumas estratégias diferentes que podem ajudá-la a ler a Bíblia sistematicamente, de uma forma que não a deixe presa em algumas das partes mais difíceis.
Vou começar dizendo que, se você ainda não tem o hábito de ler a Bíblia, comece devagar. Não faça da sua meta ler a Bíblia inteira nos próximos trinta dias, nos próximos seis meses, se você nunca leu a Bíblia de forma regular e sistemática, vá com calma e escolha uma estratégia.
Existem muitas maneiras diferentes de ler a Bíblia sistematicamente, e elas dependem do ritmo que você deseja seguir. Há muitos planos de leitura bíblica disponíveis. Ao se inscrever no desafio de 365 dias de Leitura da Palavra você receberá vários incentivos para ajudá-la na leitura da Bíblia. Acesse o nosso site e inscreva-se ainda hoje, caso ainda não tenha feito.
Mas deixe-me apenas dizer que, pessoalmente, gosto de sempre ler no Antigo e no Novo Testamentos ao mesmo tempo. Descobri que isso é muito útil ao longo de anos de leitura das Escrituras. E existem várias razões para isso.
Uma delas é que o Antigo Testamento ilumina o Novo Testamento e vice-versa. Você consegue compreender melhor cada um à luz do outro. É mais fácil ver as conexões entre os dois quando você lê ambos ao mesmo tempo.
Além disso, eu não gosto de ficar longos períodos sem ler os Evangelhos. É lá que encontramos na Bíblia a imagem mais clara de Jesus. Ele está presente em toda a Bíblia, mas é ali que temos a imagem mais focada.
Se nosso objetivo em nossa vida devocional é conhecer Cristo e sermos conformadas à Sua imagem, então vamos querer voltar aos Evangelhos repetidamente para realmente vermos como Ele é.
Quando você lê os dois Testamentos ao mesmo tempo, percebe que aquelas passagens mais difíceis do Antigo Testamento são equilibradas com outras partes que são um pouco mais fáceis de digerir.
Meu pai tinha um hábito do qual raramente se desviou durante os vinte e oito anos de sua vida cristã até ir para o céu. Todo dia ele lia cinco Salmos e um capítulo de Provérbios. E isso o levava pelos livros de Salmos e Provérbios todos os meses, a cada trinta dias.
Depois, ele lia dois capítulos do Antigo Testamento e um do Novo Testamento, lendo-os consecutivamente. Acho que isso faz com que você passe pelo Antigo Testamento uma vez por ano e pelo Novo Testamento duas vezes por ano, mais ou menos assim. Essa é uma forma de fazer.
Não importa tanto qual plano você usa, mas sim que encontre uma estratégia que dê certo para você e a siga, para que esteja lendo consecutivamente e de forma reflexiva diferentes partes das Escrituras e, com o tempo, passando por todas as Escrituras.
Eu a encorajaria a variar o plano que você usa de tempos em tempos. Descobri que, se eu variar ocasionalmente o plano que uso para ler as Escrituras, minha leitura na Palavra será mais fresca. E você perceberá que, se estiver desanimada em seu tempo na Palavra, talvez uma coisa que você precise fazer seja seguir um plano diferente.
Seja o que for que você faça, encontre um plano, siga-o, e comprometa-se ao participar deste Desafio de 365 dias de leitura da Bíblia. Mas depois, espero que nos próximos anos e ao decorrer de toda a sua vida, você permaneça neste hábito — neste padrão — de ler a Palavra de Deus e lê-la sistematicamente.
Raquel: Nancy DeMoss Wolgemuth estará de volta para a segunda metade do programa de hoje. Durante sua série atual, Entrando na Palavra e deixando a Palavra entrar em você, ela descreveu o valor de ler a Palavra de Deus em oração, de uma forma reflexiva e, agora, sistemática.
Aqui no Aviva Nossos Corações, temos te incentivado a participar da leitura da Bíblia em 365 dias. Temos o link na transcrição do episódio de hoje ou visite o nosso site avivanossoscoracoes.com. É lá também que você encontrará o link para o Desafio de 365 dias de leitura da Bíblia. Inscreva-se hoje mesmo e não perca essa benção.
Agora vamos voltar para Nancy e para a série Entrando na Palavra e deixando a Palavra entrar em você.
Nancy: Existem diferentes maneiras de analisar as Escrituras. Uma seria sob um microscópio e o outro extremo seria através de um telescópio, se eu puder usar essas imagens, é claro.
Como olhamos para a Palavra de Deus sob um microscópio? Aqui é quando escolhemos ler uma pequena porção da Escritura a cada dia, meditando cuidadosamente em cada palavra e cada frase, dissecando-a, digerindo-a com atenção.
Devemos sempre meditar na Palavra de Deus. Mas há momentos em que gosto de simplesmente reduzir o ritmo da minha leitura típica de uma passagem, como tenho feito um pouco com o Salmo 119 ao longo desta série. Tenho lido o salmo, estudado, meditado, ido dormir à noite com uma gravação do Salmo 119 — e isso é ótimo — tentando colocar aquela passagem sob um microscópio.
Charles Spurgeon realmente acreditava nesse método de leitura da Escritura. Ele disse:
Muitas pessoas gostam de ler tantos capítulos todos os dias. Eu não as desencorajaria dessa prática, mas eu prefiro mergulhar minha alma em meia dúzia de versos o dia todo do que passar a mão por vários capítulos.
Oh, ser banhado em um texto das Escrituras, e deixá-lo ser absorvido por sua própria alma, até saturar seu coração! Coloque seu coração na Palavra de Deus! Permita que toda a sua natureza mergulhe nela como um pano mergulhado em corante!
Gosto dessa imagem de que, quando você está em uma parte das Escrituras, você está simplesmente imersa nela, como quando mergulhamos um pedaço de tecido em um corante e o deixamos absorver totalmente.
Uma forma de fazer isso, e você pode querer tentar em sua leitura da Bíblia às vezes, é pegar um livro específico da Bíblia. Estava conversando com alguém durante o intervalo e a encorajei a pegar o livro de Filipenses, pois há uma questão em sua vida que ela está enfrentando.
E eu disse: “Pegue esse livro e, nas próximas semanas, apenas se sature nesses quatro capítulos. Coloque-o sob um microscópio. Mergulhe-se nele.” Leia, como alguns sugerem, um livro menor assim todos os dias por várias semanas, talvez por trinta dias.
Você pode querer aceitar esse desafio e escolher Colossenses, Efésios ou Filipenses, um dos livros mais curtos da Bíblia, e lê-lo todos os dias, pedindo a Deus que lhe dê uma compreensão mais profunda do coração e da mensagem daquele livro ou daquela porção das Escrituras. Isso é colocar sob um microscópio.
No outro extremo disso — e há muitas outras formas de leitura entre esses extremos — é pegar a Palavra de Deus e olhar através de um telescópio. Na verdade, é assim que gosto de ler grande parte do tempo, embora precisemos de ambos os métodos.
Dessa forma, você cobre mais terreno mais rapidamente. Mas o que você está fazendo é procurar temas amplos e abrangentes, para ver os fios que correm de Gênesis a Apocalipse. Às vezes, faço isso em um ritmo até um pouco mais rápido.
Aprendi anos atrás que George Müller lia a Bíblia várias vezes ao ano. Ele era um homem muito ocupado. Mas ele dedicava tempo à leitura das Escrituras. E ele era um homem que realmente tinha uma compreensão de toda a Palavra de Deus.
Fui desafiada por isso a ganhar entendimento e apreciação por toda a Palavra de Deus. O que acontece quando você lê as Escrituras em um ritmo mais rápido, seja uma vez ao ano ou em qualquer outro ritmo, é que você obtém uma visão panorâmica do plano de Deus.
É como subir ao topo do Pico do Jaraguá aqui em São Paulo. Você tem uma vista diferente da que tem da base. Quando você sobe, olha ao redor e consegue ver coisas que não conseguiria ver lá de baixo. Acho que é isso que a visão telescópica faz com a Palavra.
Você verá que esses temas que percorrem as Escrituras são como fios em uma tapeçaria, entrelaçados para formar uma grande história de redenção.
De vez em quando eu faço uma pausa de ler de qualquer uma dessas maneiras — microscópica ou telescópica — ou de ler consecutivamente, e em vez disso me concentro em uma palavra específica, um tema ou um personagem bíblico, e por um tempo apenas estudo aquela palavra, aquele tema ou aquela pessoa. No entanto, pessoalmente, eu diria que não recomendaria que você negligenciasse a leitura da Bíblia de forma sistemática e consecutiva por um longo período.
Enquanto você lê, usando qualquer método que escolher, não desanime. Lembre-se, como já dissemos várias vezes, que nem todo dia será um banquete espiritual, assim como nem toda refeição que você come é um banquete delicioso.
Algumas passagens vão parecer mais com papelão do que com mel. E algumas passagens serão realmente difíceis de digerir. Mas o valor e o impacto da Palavra de Deus em nossas vidas não podem ser vistos no que você lê em apenas um dia ou uma semana.
Quando uma criança está crescendo, você geralmente não vê evidências do crescimento físico dela de um dia para o outro. Mas, gradualmente, você percebe que as calças estão mais curtas e os braços mais longos do que as mangas das camisas. No fim do ano, você olha para a criança contra a mesma parede onde a mediu no ano anterior e diz: “Uau! Ela realmente cresceu.” Mas isso não acontece da noite para o dia. Não acontece tudo de uma vez.
Da mesma forma, o valor de uma dieta equilibrada e nutritiva fisicamente não é geralmente experimentado em uma semana ou em um dia. São os efeitos e benefícios cumulativos de se alimentar corretamente que são percebidos ao longo de um período prolongado.
É assim com a Palavra. Você normalmente não verá os benefícios da noite para o dia. Mas, olhando para trás ao longo de um, dois, três anos ou uma vida inteira, você verá: “Eu cresci! Eu mudei. Estou mais parecida com Jesus por causa da absorção da Palavra na minha vida.”
Aliás, é igualmente verdadeiro que os efeitos de uma dieta pobre não são vistos da noite para o dia. As consequências de uma dieta espiritual pobre podem não ser percebidas imediatamente. Mas elas se tornarão evidentes a longo prazo, quando você se encontrar espiritualmente desnutrida e anêmica.
Portanto, quando você se deparar com porções das Escrituras que parecem não fazer sentido ou que não têm valor aparente, não desista. E não conclua que essas porções são inúteis. Precisamos de cada porção das Escrituras para nosso crescimento espiritual, nossa dieta espiritualmente equilibrada.
Lembre-se: quer compreendamos ou não, quer seja uma leitura fácil ou não, a Palavra de Deus ainda é proveitosa. Tudo é proveitoso. E mesmo aquelas passagens que são mais difíceis de entender ou que parecem ter valor relativamente pequeno, eu acredito que essas passagens têm um efeito santificador, purificador e amadurecedor à medida que entram em nosso sistema.
Não sei exatamente como isso funciona. Mas acredito que, quando estou lendo aquelas genealogias com meu coração em oração e sintonizado com Deus, o Espírito está usando essas passagens de alguma forma para purificar e santificar meu espírito.
Mas não se torne escrava do método. Não se prenda tanto à mecânica de como você está lendo as Escrituras a ponto de perder o ponto principal. Lembre-se: o objetivo não é quão rápido você consegue ler a Bíblia.
O objetivo é encontrar-se com Deus em seu tempo devocional todos os dias. É levar a Palavra — a Palavra viva e a Palavra escrita — para dentro de você e cultivar um relacionamento íntimo com Jesus, a Palavra viva.
Quero lembrá-la de que é possível conhecer a Palavra de Deus intelectualmente, teologicamente, doutrinariamente, de capa a capa, e ainda assim falhar em conhecer Deus, falhar em conhecer Jesus. Há muitas pessoas com formação em seminário ou que sentam nos bancos de nossas igrejas ano após ano, participando de estudos bíblicos ou até mesmo ensinando estudos bíblicos, que sabem muito sobre a Palavra de Deus.
Elas sabem onde encontrar passagens bíblicas. Têm um grande conhecimento dos fatos das Escrituras. Mas elas não conhecem verdadeiramente Jesus. Não estão crescendo em seu relacionamento com Ele. Isso não está fazendo diferença em suas vidas. É conhecimento da cabeça, mas não é conhecimento do coração, e não mudou suas vidas.
Fico apenas lembrando do que Jesus disse àqueles fariseus em Seu tempo. Eles eram os especialistas teológicos. Conheciam a Palavra de Deus — de cor e salteado. Mas Jesus disse a eles: “Vocês nunca ouviram a voz do Pai, e a Sua Palavra não habita em vocês.” (paráfrase de João 5.37–38)
Você consegue imaginar o que aqueles homens pensaram? “Que ousadia da parte dele! Ele é um leigo! Nunca foi ao seminário! Está nos dizendo que não conhecemos Deus e que a Palavra de Deus não habita em nós?”
Jesus continuou explicando o porquê. Isso está em João, capítulo 5. Ele diz: “Vocês estudam diligentemente as Escrituras. Mas as Escrituras estão falando de Mim e vocês não vêm a Mim para encontrar vida.” (paráfrase de vv. 39–40) Em outras palavras: “Vocês não me viram! Perderam o ponto. Encheram a cabeça de conhecimento, mas perderam o relacionamento comigo.”
Não perca o ponto do estudo bíblico. Não perca o ponto da leitura da Bíblia. Não considere isso apenas como algo para riscar da sua lista de tarefas. Há valor em ler a Palavra mesmo quando nosso coração não está onde deveria estar. É um bom hábito a cultivar. Mantenha-se firme!
Porém, você não quer apenas um hábito. Você quer um relacionamento com Deus. O propósito de mergulhar na Palavra é encontrar Jesus. Ele é o objeto da sua busca. Então, não perca o ponto. Deixe que a sua leitura da Bíblia a conduza a Jesus.
Enquanto você lê, pergunte sempre: “Como esta passagem pode me ajudar a conhecer Deus? Senhor, faça esta verdade real na minha vida. Vivifique a Palavra em minha vida. Faça-a ganhar vida dentro de mim.”
A Palavra de Deus é viva. É poderosa. E peça ao Senhor para tornar Sua Palavra viva em você. Ao pedir isso a Ele, enquanto você lê em oração, de forma reflexiva e sistemática, você descobrirá que Ele realmente está transformando você por meio da Sua Palavra.
Senhor, confessamos que o máximo que podemos conhecer de Ti em Sua Palavra é limitado. Agora vemos como um reflexo pobre em um espelho, como Paulo disse. Agora conhecemos apenas em parte, mas obrigada pelo dia em que conheceremos plenamente e Te veremos face a face. Entenderemos coisas que não podemos entender agora. Encontraremos o fim da nossa busca. Veremos a Ti e estaremos Contigo por toda a eternidade.
Senhor, ajude-nos a nos preparar para esse momento aqui e agora, enquanto mergulhamos em Sua Palavra e deixamos que Sua Palavra entre em nós. Oramos em nome de Jesus, amém.
Raquel: Com frequência, eu apenas abro a Bíblia e começo a ler. Mas Nancy DeMoss Wolgemuth tem nos mostrado tudo o que a Palavra de Deus tem a oferecer quando a lemos em oração e de forma sistemática, reflexiva e cuidadosa.
Esse tem sido o nosso foco nos últimos dias, nesta série chamada Entrando na Palavra e deixando a Palavra entrar em você. Esta série foi inspirada em um dos seus devocionais, ainda não disponível em português, chamado The Quiet Place (Um Lugar de Descanso Tranquilo, em tradução livre).
Nancy, este foi seu primeiro livro. Por que você quis abordar esse tema?
Nancy: Sabe, falamos sobre muitos temas no Aviva Nossos Corações. Abordamos muitas questões práticas. Mas eu sei que, se as mulheres mergulharem na Palavra de Deus e deixarem que a Palavra de Deus entre nelas, cedo ou tarde, todas as outras questões e áreas de suas vidas que precisam ser tratadas vão surgir no decorrer de seu tempo na Palavra de Deus.
Ao longo dos anos, quando eu falava sobre esse assunto — ministrava workshops e conferências — mulheres corriam para essas conferências. Elas queriam saber como ter uma vida devocional diária significativa. Comecei a procurar um livro que eu pudesse recomendar a essas mulheres.
O que eu descobri é que havia muitos livros devocionais, livros com devocionais diários, mas eu não conseguia encontrar um que realmente mostrasse às mulheres como ter um tempo devocional significativo com o Senhor. Eu não era escritora na época. Não aspirava necessariamente ser uma.
Mas senti que isso seria uma ferramenta muito útil para o povo de Deus. E é por isso que decidi escrever este livro, Um lugar de descanso tranquilo. O subtítulo é Encontrando intimidade com Deus por meio de uma vida devocional diária e depois disso decidi desenvolver esta série que foca nos pontos principais do livro.
Bem, desde então, escrevi muitos livros, mas ainda sinto que, se tivesse que escolher um, este é o mais básico, é a base para o nosso relacionamento com o Senhor.
Sabe, o começo de um novo ano é um ótimo momento para iniciar novos hábitos. Então, se você deseja desenvolver o hábito de passar tempo com Deus em Sua Palavra, ou apenas quer renovar sua vida devocional, não deixe de se comprometer em preparar seu coração ao longo deste ano para crescer em seu relacionamento pessoal com Jesus Cristo.
Raquel: Amanhã, descubra uma das melhores ferramentas de estudo bíblico disponível. Dica: você provavelmente já tem gavetas cheias dessa ferramenta.
Aguardamos você na segunda-feira aqui, no Aviva Nossos Corações.
O Aviva Nossos Corações é o ministério em língua portuguesa do Revive Our Hearts com Nancy DeMoss Wolgemuth, sustentado por seus ouvintes e dedicado a chamar as mulheres à liberdade, plenitude e abundância em Cristo.
Clique aqui para o original em inglês.