Dia 2: Sua língua é como um leme
Leitura do dia: Tiago 3.2–12
Versículo-chave
Observem, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um pequeníssimo leme, e levados para onde o piloto quer. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas.
– Tiago 3.4-5
Seu desafio
Controle a sua língua em vez de deixar que ela controle você; procure falar palavras de vida em todas as oportunidades que tiver. Ao fazer isso, observe Deus usar suas palavras para curar as pessoas ao seu redor — e transformar a sua língua e o seu coração.
Devocional
A balsa grega MS Express Samina colidiu com uma ilhota rochosa em 26 de setembro de 2000 e afundou, matando oitenta e duas pessoas. Essa tragédia poderia ter sido evitada — se o capitão tivesse operado a ponte de comando como deveria. Em vez disso, ele deixou a embarcação no piloto automático. O capitão deu todos os tipos de desculpas pelo seu comportamento. Mas ele era o capitão. Era responsabilidade dele conduzir aquele navio.
Também precisamos aceitar a responsabilidade pela forma como pilotamos a nossa boca: “Observem, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um pequeníssimo leme, e levados para onde o piloto quer. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas” (Tg 3.4–5). O que sai da nossa boca — o que dizemos e como respondemos às circunstâncias — é nossa responsabilidade.
-
Seu marido não “faz” você dizer coisas maldosas. Você escolhe dizer coisas maldosas.
-
Seus filhos não “fazem” você ficar irritada e ríspida. Você é quem escolhe comandar a sua língua dessa forma.
-
Aquela colega de trabalho irritante não é responsável pelos comentários ácidos que você faz pelas costas dela. Você escolhe pilotar sua língua rumo aos rochedos da calúnia e da crítica.
Sua língua é o seu principal leme — é ela que determina o rumo que você segue. Mas a verdade é que não temos força para direcionar o leme corretamente. Por isso, precisamos de ajuda. E essa ajuda está disponível — vinda de Alguém cujas palavras são perfeitas.
O Senhor vai fortalecer e ajudar você a direcionar a sua língua no caminho correto e aperfeiçoar a sua trajetória — se você permitir. Hoje, escolha deixar o seu Pai celestial guiar as suas palavras.
Ao olhar para a sua vida, para quais lugares a sua língua já “conduziu” você: para confusão e turbulência ou para águas tranquilas? O que você pode fazer hoje para direcionar suas palavras no rumo certo?
Oração
Pai, eu confesso que, muitas vezes, escolho dizer palavras que não são bondosas ou encorajadoras. Eu preciso da Tua força para direcionar a minha língua na direção correta. Obrigada porque as Tuas palavras são perfeitas. Conduz as minhas palavras de forma que levem graça e verdade às vidas daqueles que estão ao meu redor.
Explore mais
● Leia “Antes de falar, use o filtro” , escrito por Kimberly Wagner.
● Escute o episódio “O poder da navegação”, apresentado por Mary Kassian na série “O poder da fala transformada”.