
Dia 3: Algo melhor do que pensamento positivo
Raquel Anderson: Nancy DeMoss Wolgemuth pergunta: “Você já se pegou pensando assim?”
Nancy DeMoss Wolgemuth:
- “Por que estou passando por esse estresse financeiro sem fim?”
- “Por que meu marido não consegue arrumar um emprego?”
- “Por que meus filhos estão assim e por que estão afastados?”
- “Por que temos essa aflição?”
- “Se Deus é grande, por que as pessoas parecem tão mais poderosas às vezes?”
O que Isaías diz? “Eis aí está o seu Deus. Levante os olhos. Olhe para Ele. Volte os seus olhos para Jesus.”
Raquel: Este é o Aviva Nossos Corações com Nancy DeMoss Wolgemuth, coautora de Buscando a Deus, na voz de Renata Santos.
Nos último ano e meio boas notícias têm sido uma mercadoria rara. A solução para más notícias não é apenas pensamento positivo. São autênticas boas notícias, baseadas na realidade.
É …
Raquel Anderson: Nancy DeMoss Wolgemuth pergunta: “Você já se pegou pensando assim?”
Nancy DeMoss Wolgemuth:
- “Por que estou passando por esse estresse financeiro sem fim?”
- “Por que meu marido não consegue arrumar um emprego?”
- “Por que meus filhos estão assim e por que estão afastados?”
- “Por que temos essa aflição?”
- “Se Deus é grande, por que as pessoas parecem tão mais poderosas às vezes?”
O que Isaías diz? “Eis aí está o seu Deus. Levante os olhos. Olhe para Ele. Volte os seus olhos para Jesus.”
Raquel: Este é o Aviva Nossos Corações com Nancy DeMoss Wolgemuth, coautora de Buscando a Deus, na voz de Renata Santos.
Nos último ano e meio boas notícias têm sido uma mercadoria rara. A solução para más notícias não é apenas pensamento positivo. São autênticas boas notícias, baseadas na realidade.
É isso que Nancy tem para você, continuando na série Eis aí está o seu Deus.
Nancy: Se você me pedisse para resumir em uma frase, "Qual é a missão do Aviva Nossos Corações, e, Nancy, qual é a missão da sua vida?", eu diria que uma forma de expressar isso seria: proclamar o Evangelho, proclamar o Evangelho.
O que é o Evangelho? Significa boas novas — boas novas sobre Jesus Cristo e Seu plano de salvação.
Estamos estudando Isaías capítulo 40, e aqui temos uma referência ao Evangelho, às boas novas. Nosso chamado como povo de Deus é proclamar o Evangelho, proclamar as boas novas.
Estamos começando hoje no versículo 9 de Isaías 40. Se você não tem nos acompanhado, quero dizer que tenho incentivado nossas ouvintes a lerem o capítulo 40 de Isaías todos os dias durante esta série. Ao fazer isso, creio que você terá uma visão completamente nova sobre Deus, uma nova visão de si mesma e uma nova visão sobre suas circunstâncias e o plano de Deus para você no meio delas.
Lembre-se de que Isaías está falando para um povo que irá para o cativeiro sob o império babilônico. Por causa dos seus pecados, eles serão corrigidos. Eles passarão por aflições, mas ele está dizendo que essas aflições terão fim, e Deus os consolará depois de passarem por esse processo.
No versículo 9, ele diz ao seu povo, que está desanimado; eles ouviram muitas más notícias: os assírios estão em marcha, os babilônios estão chegando. Ele diz a eles:
“Ó Sião, você que anuncia boas-novas, suba a um alto monte! Ó Jerusalém, você que anuncia boas-novas, levante a sua voz fortemente! Levante-a, não tenha medo. Diga às cidades de Judá: "Eis aí está o seu Deus!"
Há boas notícias.
Isaías está falando para um povo que não ouve boas notícias há um bom tempo. Eles estão desanimados, sem esperança, em desespero. Ele está dizendo: “Povo de Deus — Jerusalém, Sião — vocês têm uma mensagem para proclamar, e é uma mensagem de boas novas.”
Quero dizer que você e eu temos uma mensagem para aqueles que estão em desespero, para os que estão desanimados, para os derrotados. Temos boas novas para o nosso mundo. Temos boas novas para o povo de Deus. Temos boas novas — o Evangelho de Jesus Cristo, e somos chamadas a proclamá-lo.
“Sião e Jerusalém, subam a uma montanha alta, levantem sua voz para pessoas que vivem em circunstâncias escuras, em aflição, em desespero, e proclamem essa mensagem com confiança! Proclamem-na com certeza! Proclamem-na corajosamente!”
Temos uma mensagem para pessoas que estão passando por tempos difíceis. O mensageiro de boas novas é mencionado duas vezes neste versículo. O mensageiro se refere a alguém que chega trazendo boas novas para uma situação desesperadora, para pessoas que vivem tempos difíceis.
Quando olhamos ao redor hoje, vemos tantas pessoas deprimidas, desanimadas. Estão tendo que viver com medicações. Estão sem esperança. Especialmente durante as festas de fim de ano, encontramos pessoas que passaram por grandes perdas durante o ano e estão desanimadas. Elas precisam de esperança. Elas precisam de boas novas. Elas precisam de um lugar para encontrar esperança e encorajamento.
Novamente, no contexto imediato no qual Isaías está escrevendo, as boas novas são que o povo de Deus será libertado do cativeiro babilônico. Se você tivesse vivido setenta anos sob os babilônios, a notícia de que o fim daquele cativeiro estava chegando seria uma boa notícia. Seria algo que te faria gritar de alegria.
No contexto mais amplo, ao lermos essa passagem e aplicá-la à nossa própria situação, nós somos o povo de Sião, o povo de Deus, com a mensagem de libertação do cativeiro. São boas novas. É o Evangelho de que Jesus veio para libertar Seu povo do pecado. Qual é a nossa mensagem? Três palavras: "Contemplem o seu Deus."
Não olhe para os babilônios. Não olhe para todo o poderio militar deles. Contemplem o seu Deus. Olhe para Ele. Parecia que Deus estava ausente em suas circunstâncias. Uma ou duas gerações passaram por esse cativeiro. Onde estava Deus? Parecia que Ele não estava lá. Parecia que Ele não se importava. Parecia que os babilônios eram muito mais poderosos que Deus.
"Se Deus é tão grande, o que estamos fazendo no cativeiro dos babilônios?"
Não é verdade que, em muitas de nossas circunstâncias, começamos a nos perguntar:
- "Se Deus é tão poderoso, por que estou preso nessa situação aparentemente impossível?"
- "Por que estou passando por essa aflição?"
- "Por que estou vivendo com esse estresse financeiro sem fim?"
- "Por que meu marido não consegue arrumar um emprego?"
- "Por que meus filhos estão se tornando assim e por que estão afastados?"
- "Por que temos esse problema todo?"
- "Se Deus é grande, por que às vezes as pessoas parecem ser tão mais poderosas?"
O que Isaías diz? No parágrafo anterior vimos que o homem, na sua melhor forma, é transitório; ele está aqui hoje e vai embora amanhã. Ele é como a flor do campo. É linda enquanto dura, mas não dura muito.
Mas, em comparação, Deus é grande. "Contemplem o seu Deus. Levantem os seus olhos. Olhem para Ele."
Ponha os teus olhos em Cristo
Contemple o teu olhar de amor
E as coisas terrenas se passarão
Na luz de Sua graça e fervor.
Olhe para Ele.
Eu amo essa citação de G. Campbell Morgan, que foi um grande professor da Bíblia nos tempos atuais. Ele disse:
O maior desafio em cada hora de dificuldade e angústia é ter uma visão renovada de Deus. Vendo-O, todas as outras coisas ganham a perspectiva e a proporção adequadas.
Essa é a mensagem de Isaías 40. A maior necessidade em sua vida, em cada hora de dificuldade e angústia, é uma visão renovada de Deus. "Contemple o seu Deus."
Quando você puder vê-Lo em Sua grandeza, poder, sabedoria e força (e vamos expandir sobre esses aspectos à medida que avançamos em Isaías 40), mas, à medida que você vê Deus, tudo o mais em sua vida ganhará a proporção e a perspectiva adequadas, à luz de quem Deus é. Essa é a sua maior necessidade.
Não é se livrar das pessoas em sua vida que estão causando problemas. É ver a Deus. Olhe para Deus, e as outras coisas, as outras pessoas em sua vida, parecerão menos significativas.
"Tire os olhos dos seus problemas." Isso é o que Isaías está dizendo para esse povo.
Niecie Grissom foi uma amiga preciosa por muitos anos. Agora, ela está com o Senhor. Ela faleceu devido à Doença de Lou Gehrig. Era uma mulher que, segundo seu próprio testemunho, tendia a ser uma pessoa medrosa. Ela gravitava naturalmente em torno do medo. Acho que algumas pessoas tendem a ser assim.
Mas uma das coisas que eu mais apreciava em Niecie, embora ela naturalmente gravitasse para o medo, era que ela disciplinava sua mente a focar em Deus. Ela disciplinava seu pensamento para contemplar seu Deus.
É interessante que, durante sua curta vida, Deus deu a Niecie um grande ministério com mulheres. As mulheres eram atraídas por ela. Elas queriam ser discipuladas por ela.
Ela discipulou muitas mulheres individualmente e em todos os tipos de fases da vida, com todos os tipos de problemas. Mulheres iam até ela em busca de aconselhamento, encorajamento e oração.
Uma das coisas que ela frequentemente fazia com as mulheres era envolvê-las em um estudo bíblico específico, um pequeno livro chamado Contemple Seu Deus, de Myrna Alexander, que infelizmente não temos disponível em portugues. Ela levava as mulheres a esse estudo. Não importava qual fosse o problema delas, ela dizia: “Você precisa de uma visão renovada de Deus. Você precisa ver Deus por quem Ele é.”
Ela as tirava do foco das circunstâncias e as direcionava para Deus, e ela era tão sábia nisso. Isso a ajudou a lidar com seus próprios medos enquanto ela enfrentava a morte. Ela estava ficando imobilizada e estava perdendo sua capacidade pulmonar.
Eu estive com ela apenas semanas antes de ela ir para estar com o Senhor. Ela estava enfrentando a morte e essa terrível doença debilitante que tinha em seu corpo, enfrentando a possibilidade de não poder respirar. Imagine uma mulher que já era naturalmente medrosa passando por isso! Mas minha amiga continuava contemplando o seu Deus.
Ela continuava olhando para o Senhor, e o Senhor colocou seus pés em solo firme. Ele a fez uma mulher forte, corajosa e ousada porque continuou com seus olhos fitos nele.
Eu não sei qual é o seu problema. Eu não sei qual é a sua questão. Eu não sei o que te faz temer. No restante do livro de Isaías, haverá muitas referências ao medo. O profeta dirá, repetidamente: "Não temam. Não temam. Não temam." Qual é o antídoto para o medo? "Contemplem o seu Deus."
Qual é o antídoto para os seus problemas?
- Não é focar nos seus problemas.
- Não é focar naquela pessoa com quem é difícil conviver.
- Não é focar naquela vício pecaminoso.
- Não é focar naquele transtorno alimentar.
- Não é focar naquela questão financeira.
- Não é focar naquele futuro incerto.
Esses problemas são muito reais. Não estou dizendo que eles não existem. Estou dizendo que, se você focar nos problemas, você será vencida por eles. Mas, se você focar no seu Deus, você será uma vencedora em meio a esses problemas.
Quando você está derrotada, desanimada, angustiada, o que fazer? Contemple seu Deus.
Mulheres, essa é a cura para todo problema na sua vida e na minha. Tenha uma visão renovada de Deus. Tire os olhos de si mesma. Tire os olhos das suas circunstâncias. Contemple seu Deus.
Veja bem, essa atitude não vai fazer seus problemas desaparecerem. Eu não estou prometendo isso, mas estou prometendo que:
- Você verá suas circunstâncias com outros olhos.
- Você terá esperança.
- Você terá coragem.
- Você terá graça.
- Você terá paz ao contemplar seu Deus.
Agora chegamos ao versículo 10 de Isaías capítulo 40. O que devemos contemplar sobre nosso Deus? Essas são boas novas, e devemos aconselhar nossos corações e encorajar nossos corações com essas boas novas. Devemos dizer para nós mesmas essas boas novas. Devemos dizer aos outros essas boas novas.
Quando você tiver uma amiga desanimada, você precisa aconselhá-la: "Contemple o seu Deus."
Quando eu estou desanimada, eu preciso me aconselhar, e preciso que outros cristãos venham até mim e digam: "Contemple seu Deus." Agora, o que devemos contemplar sobre Deus? Bem, no versículo 10:
Eis que o Senhor Deus virá com poder, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ele, e diante dele vem a sua recompensa. Como pastor, ele apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os carregará no colo; as que amamentam ele guiará mansamente. (vv. 10–11)
Eu amo esses dois versículos juntos porque nos oferecem duas percepções muito diferentes de Deus — dois ângulos muito diferentes, por assim dizer, onde podemos contemplar nosso Deus. Vamos olhá-los na ordem.
Primeiro, o versículo 10: "Eis que o Senhor Deus virá com poder, e o seu braço dominará."
Essa é uma descrição do poder de Deus. Sim, os assírios são poderosos. Sim, os babilônios são poderosos. Sim, suas circunstâncias, negativas como são, podem ser poderosas, mas quem é mais poderoso? O Senhor é! O Senhor virá com poder, e Seu braço dominará.
É interessante para mim que diz: "O Senhor Deus virá."
Isso me diz que Ele está ativo. Ele está engajado em sua situação. Ele está ciente do que está acontecendo. Ele está envolvido com você.
Você não precisa descobrir como resolver seus problemas sozinha. O Senhor está vindo para o seu resgate. Ele está vindo para ajudá-la. Ele está vindo com poder, e Ele está no controle. Seu braço dominará.
Estava meditando nessa passagem outro dia, e estava memorizando-a. "Seu braço dominará." Eu pensei, Nancy, isso significa que você não precisa lutar sozinha. Você não precisa do seu próprio braço para dominar essa situação.
Estávamos lidando com uma situação em nosso ministério onde precisávamos muito que Deus intervisse, e me peguei consistentemente querendo tomar as rédeas. "Como podemos consertar isso?" "Como posso consertar isso?"
Eu queria resolver com uma série de e-mails, ideias e estratégias — essa é uma questão organizacional. Como podemos resolver isso?
Enquanto eu meditava nesta passagem Deus me lembrou: "O Seu braço dominará. Ele não precisa do meu braço para resolver isso. Ele não precisa de mim para governar, manipular, mudar ou consertar esta situação."
Não é a nossa tendência natural de querer consertar as coisas? Queremos governar. Queremos consertar o marido. Queremos consertar o chefe. Queremos consertar uma situação. Queremos consertar.
O desafio para o meu coração foi: Deixe Deus governar. Deixe Deus ser Deus. Deixe-O lidar com isso.
Por favor, entenda, isso não significa que simplesmente vamos dormir e dizer: "Acordaremos e Deus cuidará de tudo."
Existem coisas que Deus nos pede para fazer, e precisamos fazer o que Ele nos pede, mas quem é o governante? Quem está no controle? É Deus. "O Senhor Deus vem com poder."
Novamente, já dissemos que Isaías está tendo visões sob a inspiração das Escrituras. Ele está vendo o tempo em que Deus viria com poder para livrar o Seu povo do cativeiro babilônico.
Mas acho que também há uma referência aqui à Segunda Vinda de Cristo, quando o Senhor virá naquele grande cavalo branco. Ele derrotará todos os Seus inimigos. Ele virá como um rei conquistador para reinar e governar.
Precisamos manter isso em mente enquanto vivemos a vida aqui nesta terra, no dia a dia cheio de problemas, nesta terra caída. Há um fim para isso. "Ele virá com poder, e Seu braço dominará."
Ele corrigirá todos os erros. Ele limpará este mundo bagunçado. Tire seus olhos da sua pequena parte dessa história, levante-os e veja o fim da história.
Isso ajuda se você souber como ela vai terminar, e nós sabemos como vai terminar. Sabemos que o mal não prevalecerá, que os reis e governantes deste mundo — alguns deles tão maus quanto são — não terão a palavra final. Deus terá a palavra final.
Ele é o governante poderoso e soberano. Ele é onipotente. Ele vem com poder.
Observe agora a palavra "poder". Se você está lendo Isaías 40 todos os dias durante este estudo, circule as palavras "poder", "força" e "potência" sempre que aparecerem neste capítulo. É um fio condutor.
Deus é quem tem todo o poder. Deus é quem tem toda a força. Dependendo da tradução, estas palavras se repetem em todo o capítulo.
Quando você se sentir fraca, quando sentir que os poderes ao seu redor, os poderes das trevas, são fortes, lembre-se de quem é mais forte. "Ele vem com poder; Seu braço dominará."
E Ele é justo. Esse Deus que estamos contemplando, Ele é justo. Ele é reto. ". . . eis que o seu galardão está com ele, e diante dele vem a sua recompensa." (v. 10)
Isso significa que Ele vai recompensar aqueles que agem com justiça. Ele vai recompensar os piedosos. Não se canse de fazer o bem. A seu tempo, você colherá, se não desanimar e desistir. A recompensa dele está com Ele. Servimos ao Senhor Cristo. Ele é quem nos recompensa.
Escute, sua família pode nunca recompensá-la por todas as formas como você as serve. O seu serviço nos bastidores para sua família, o trabalho que você faz nos bastidores em seu local de trabalho, as maneiras como você serve em sua igreja.
É provável que você nunca vai ver seu nome em um outdoor ou em um programa de rádio nacional, ou talvez nunca tenha luzes ao redor do seu nome, mas Deus está trazendo Sua recompensa com Ele.
Seu trabalho será recompensado, e "Seu pagamento está diante dele." Isso fala de retribuição. Ele dará aos malfeitores o que eles merecem. Ele virá; Ele punirá os malfeitores. Todos os erros serão corrigidos.
No versículo 10, vemos o Deus poderoso, forte, governante e soberano. "Contemplem o seu Deus."
Agora, temos uma imagem diferente de Deus no versículo 11. É o outro lado dessa moeda. É o Deus compassivo, terno, Salvador e Pastor.
Como pastor, ele apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os carregará no colo; as que amamentam ele guiará mansamente.
Primeiro, tivemos o rei conquistador, governante, que vem com poder. Agora, o que temos? Um pastor terno. "Ele apascentará o Seu rebanho" — um Deus pessoal, um Deus que conhece minhas necessidades. Ele me conhece.
Ele conhece minhas circunstâncias, e Ele se importa. Ele é um Deus pessoal e individualmente envolvido na minha vida; um grande Deus que se importa comigo.
Oh, como esse entendimento traz consolo e encorajamento para o meu coração. Deus se importa. Ele sabe.
Você percebe a referência ao braço de Deus, tanto no versículo 10 quanto no versículo 11? O que Seu braço faz no versículo 10? Seu braço governa por Ele. O que Seu braço faz no versículo 11? Ele reúne os cordeiros com braços ternos.
Enquanto eu pensava sobre isso, o fato de que o mesmo braço que governa por Ele agora reúne os cordeiros, pensei em um homem muito poderoso. Você já viu, talvez, alguém que tem muito poder para aprovar uma lei? Ele tem uma assinatura poderosa. Esse é o braço dele que governa por ele, seu braço de autoridade, seu braço de poder. Mas então este homem coloca o seu braço em volta de sua esposa e de seus filhos, um braço terno de compaixão, de cuidado pessoal.
O mesmo que governa, ternamente nos reúne. Quando estamos fracas, quando estamos necessitadas, Ele nos reúne em Seus braços. Ele nos carrega em Seus braços quando não conseguimos andar por nós mesmas.
Ele guia suavemente as que estão com crias, aquelas que precisam ser cuidadas de forma particular ou pessoal. Ele é esse Pastor terno e cuidadoso.
Enquanto contemplamos nosso Deus nas circunstâncias da vida, levantamos os olhos para Aquele que é poderoso. Ele é o Rei; Ele é o Governante; Ele é o Soberano; Ele é o Deus poderoso. Também levantamos nossos olhos e contemplamos um Deus que é um Pastor terno, compassivo e cuidadoso. Ele te carregará em Seus braços em qualquer circunstância que a sua vida possa trazer, hoje ou em qualquer outro dia pelo resto de sua vida.
Raquel: Nancy DeMoss Wolgemuth tem nos apontado para um versículo em Isaías que nos diz: “Contemplem o seu Deus.” É um comando poderoso, e eu amo como a Nancy tem apresentado este estudo de forma tão prática. No Aviva Nossos Corações, queremos ter certeza de que estamos vivendo a mensagem que Nancy acabou de entregar. Sabemos o quão fracas somos e o quanto precisamos da direção e provisão de Deus.
Que alegria é ouvir esses testemunhos, dia após dia, de mulheres em muitos países diferentes que estão sendo profundamente impactadas por essa mensagem.
Eu sei que você ficaria profundamente encorajada, assim como eu, se pudesse ler esses testemunhos dia após dia. Quando você apoia Aviva Nossos Corações com uma doação de qualquer valor, você está fazendo a diferença na vida das mulheres ao redor do mundo que estão famintas por Cristo e pela verdade de Sua Palavra — mulheres que desesperadamente precisam do que só o Evangelho pode lhes oferecer. Sua doação significa muito. Visite o nosso site para informações de como fazer a sua doação ainda hoje.
Qual é o maior problema que você enfrenta hoje? Para Deus, essa questão não é problema algum. Encontre consolo no Deus que pode resolver qualquer coisa.
Aguardamos você amanhã aqui no Aviva Nossos Corações.
O Aviva Nossos Corações é o ministério em língua portuguesa do Revive Our Hearts com Nancy DeMoss Wolgemuth, sustentado por seus ouvintes e dedicado a chamar as mulheres à liberdade, plenitude e abundância em Cristo.
Clique aqui para o original em inglês.