Dia 3: Poder para curar e destruir
Leitura do dia: Provérbios 15.1–4
Versículo-chave
A língua serena é árvore de vida,
mas a língua perversa esmaga o espírito.
– Provérbios 15.4
Seu desafio
Controle a sua língua em vez de deixar que ela controle você; procure falar palavras de vida em todas as oportunidades que tiver. Ao fazer isso, observe Deus usar suas palavras para curar as pessoas ao seu redor — e transformar a sua língua e o seu coração.
Devocional
Nossas palavras podem causar danos enormes. Até mesmo uma única palavra impensada tem suas consequências. Provérbios 15.4 nos lembra que palavras sadias trazem vida: “A língua serena é árvore de vida, mas a língua perversa esmaga o espírito”. É difícil acreditar que a mesma língua capaz de pronunciar palavras de vida também possa ser usada para dizer coisas que trazem destruição.
Talvez você tenha ouvido palavras destrutivas quando criança. . . palavras que nunca conseguiu esquecer. Hoje, mesmo sabendo que não são verdadeiras, elas ainda machucam — e muito. Você ainda consegue ouvi-las ecoando no seu coração: Você é burra. Você nunca vai ser nada na vida. Eu queria que você nunca tivesse nascido.
Não podemos controlar as palavras que são ditas a nós. Mas podemos nos concentrar nas palavras que dizemos aos outros. Às vezes, é fácil dizer palavras descuidadas ou destrutivas sem pensar quando estou com as pessoas que conheço melhor. É com a minha família, uma amiga próxima ou uma colega querida que, muitas vezes, baixo a guarda e acabo falando palavras desencorajadoras ou impacientes — palavras que ferem, em vez de curar.
Pense nas palavras que você falou nas últimas 24 horas — em casa, no trabalho, na igreja, ao telefone, etc. Foram palavras de vida ou de destruição?
Peça ao Senhor que revele qualquer ajuste que você precise fazer no que você diz ou na forma como diz.
Muitas vezes estamos cegas para a forma como as nossas palavras ofendem. Precisamos pedir ao Senhor que abra os nossos olhos para reconhecer como nossas palavras podem ferir ou causar danos. Que as nossas palavras transmitam graça, bênção e esperança àqueles ao nosso redor.
Oração
Pai, perdoa-me pelas palavras que eu já disse no passado e que feriram outras pessoas. Toma as palavras que eu direi ao longo deste dia e usa-as para curar, encorajar e trazer vida. Ajuda-me a filtrar as palavras que ouço, para que eu saiba o que é verdadeiro — e ajuda-me a abrir mão daquilo que não é.
Explore mais
Leia “Quando a língua nos une — ou nos destrói”, escrito por Heidi Jo Fulk.