Dia 25: Trilhos de união

Leitura do dia: 1 Pedro 3.8–12

Versículo-chave

Finalmente, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes. . . respondam com palavras de bênção, pois para isto mesmo vocês foram chamados, a fim de receberem bênção por herança.
– 1 Pedro 3.8–9

Seu desafio

Controle a sua língua em vez de deixar que ela controle você; procure falar palavras de vida em todas as oportunidades que tiver. Ao fazer isso, observe Deus usar suas palavras para curar as pessoas ao seu redor — e transformar a sua língua e o seu coração.

Devocional

Assim como John MacDonald teve a visão de ligar o leste do Canadá à costa oeste, a Bíblia apresenta uma visão de um povo de Deus unido por laços muito mais fortes do que uma ferrovia de aço.

Primeira Pedro 3.8–11 pinta um retrato do que pode ser alcançado nos relacionamentos: unidade, harmonia, compaixão, amor, ternura, bênção e paz. Isso não soa atraente? Você não anseia por essas coisas em seus relacionamentos?

Somos chamadas a assentar trilhos de fidelidade — abençoando fielmente os outros com nossas palavras. Então, devemos assentar trilhos de honestidade — dizendo a verdade, cumprindo o que dizemos e baseando nossas palavras no padrão de Deus. A terceira necessidade é assentarmos trilhos de ternura — não respondendo a injúrias ou ofensas com ressentimento, pensamentos ruins, palavras ásperas ou más intenções.

E a necessidade mais crucial é estar disposta a pagar o preço. Construir trilhos rumo à vida das pessoas não é algo barato. Pode exigir que eu abra mão dos meus próprios planos, dos meus interesses, do meu orgulho, do meu “direito” de estar certa.

Assentar trilhos para se conectar com outras pessoas não é fácil. Esse projeto de transformação da fala exige um compromisso para a vida toda e um investimento constante. Talvez você esteja no início da linha, olhando para toda a distância que precisa ser percorrida e se sinta completamente sobrecarregada. Mas lembre-se: uma ferrovia não é construída em um instante. Assenta-se uma parte de cada vez.

Separe um tempo para refletir sobre 1 Pedro 3.8–11 e escreva maneiras práticas de usar suas palavras para assentar trilhos de fidelidade, honestidade e compaixão em seus relacionamentos.

Adaptado do livro Conversation Peace, de Mary Kassian (2014).
Publicado por Lifeway Press. Usado e traduzido com permissão.

Oração

Senhor, eu sei que as palavras muitas vezes causam mal-entendidos e divisões, mas eu desejo que aquilo que eu digo cultive relacionamentos mais profundos com os outros. Mostra-me como usar minha fala para assentar trilhos de fidelidade, honestidade e compaixão. E ajuda-me a abrir mão dos meus próprios planos, para que eu possa me conectar de verdade com as pessoas ao meu redor.

Reflita e responda

Escute o episódio “O poder da construção”, apresentado por Mary Kassian na série “O poder da fala transformada”.

Sobre o Autor

Mary Kassian

Mary é uma premiada palestrante de renome internacional e uma respeitável professora de estudos femininos no Southern Baptist Seminary.

As citações bíblicas, exceto quando indicado de outra forma, foram extraídas da tradução Nova Almeida Atualizada © 2017 Sociedade Bíblica do Brasil"