Dia 24: A dádiva de uma repreensão sábia
Leitura do dia: Provérbios 25.11–14
Versículo-chave
Como pendentes e joias de ouro puro,
assim é a repreensão dada por um sábio a um ouvinte atento.
– Provérbios 25.12
Seu desafio
Controle a sua língua em vez de deixar que ela controle você; procure falar palavras de vida em todas as oportunidades que tiver. Ao fazer isso, observe Deus usar suas palavras para curar as pessoas ao seu redor — e transformar a sua língua e o seu coração.
Devocional
Alguém disse: “A última pessoa a saber que tem um rasgo na própria jaqueta é aquela que a está usando!” Eu preciso de amigos que me amem o suficiente para me alertar quando enxergarem “pontos cegos” na minha vida. E eu preciso estar disposta a ser esse tipo de amiga para outras pessoas.
É tão importante aprender a receber e a oferecer conselhos e repreensão piedosos. A maioria de nós não gosta da ideia de ser repreendida. Também não achamos ser fácil repreender alguém. No entanto, a repreensão de uma pessoa sábia tem grande valor e deve ser desejada.
De acordo com Provérbios 25.12, uma repreensão vinda de uma pessoa sábia é um presente: “Como pendentes e joias de ouro puro, assim é a repreensão dada por um sábio a um ouvinte atento”. Imagine como você ficaria grata se alguém lhe desse uma joia de ouro cara e bela — feita sob medida para você! Deus faz exatamente isso quando recebemos com humildade uma repreensão sábia. E Ele também faz isso na vida de outras pessoas quando nós oferecemos uma repreensão sábia.
Oração
Senhor, eu confesso que não gosto de ser repreendida, mas ajuda-me a ouvir de verdade quando alguém aponta os meus pontos cegos. E dá-me sabedoria para fazer o mesmo com aqueles que estão perto de mim e que eu o faça com um coração humilde.
Reflita e responda
Leia “41 evidências do orgulho”, escrito por Nancy DeMoss Wolgemuth.