Dia 1: Vamos explorar o poder das palavras juntas!
Leitura do dia: Tiago 3.2–12
Versículo-chave
A língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vejam como uma fagulha incendeia uma grande floresta! Ora, a língua é um fogo.
– Tiago 3.5–6
Seu desafio
Controle a sua língua em vez de deixar que ela controle você; procure falar palavras de vida em todas as oportunidades que tiver. Ao fazer isso, observe Deus usar suas palavras para curar as pessoas ao seu redor — e transformar a sua língua e o seu coração.
Devocional
Em 24 de agosto de 2000, uma mulher jogou um fósforo aceso no chão ao parar à beira da estrada para acender um cigarro. Em vez de apagá-lo, ela simplesmente olhou para ele e foi embora. Muitos dias depois, o incêndio iniciado pelo seu ato imprudente foi, finalmente, contido. O fogo destruiu madeiras no valor de mais de quarenta milhões de dólares e consumiu mais de oitenta mil acres.
É fácil ouvir essa história e pensar: Como ela teve a audácia de deixar um fósforo aceso em uma floresta seca? No entanto, com que frequência jogamos palavras ao vento sem pensar nas consequências? Algumas vezes, até mesmo viramos as costas depois de dizer coisas que ferem profundamente os outros — evitando encarar o enorme estrago que causamos.
Conforme Tiago nos lembra: “A língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vejam como uma fagulha incendeia uma grande floresta! Ora, a língua é um fogo” (Tg 3.5–6).
Com muita frequência, falo sem pensar, sem considerar quem está ouvindo minhas palavras. É fácil falar o que vem à cabeça quando estamos sob pressão. Mesmo sem a intenção de ferir, nossas palavras podem causar grandes estragos. Assim como uma floresta queimada, o dano pode levar anos para ser restaurado.
Lembre-se de algum momento em que suas palavras trouxeram consequências que você não pretendia. O que aconteceu? Como você pode, hoje, escolher usar as suas palavras para encorajar alguém?
Oração
Pai, confesso que nem sempre penso antes de falar. Perdoa-me pelas vezes em que minhas palavras feriram outras pessoas. No decorrer dos próximos trinta dias, desenvolve em mim uma consciência maior sobre as palavras que uso. Ajuda-me para que o que sair da minha boca sirva para encorajar aqueles ao meu redor. Obrigada, desde já, pela obra que farás no meu coração ao longo deste mês!
Explore mais
Escute o episódio “Morte e vida”, apresentado por Nancy DeMoss Wolgemuth na série “O poder das palavras”.