Dia 9: O que está abaixo da superfície?

Leitura do dia: Tiago 1.19–27

Versículo-chave

Se alguém supõe ser religioso, mas não refreia a sua língua, está enganando a si mesmo; a sua religião é vã.
– Tiago 1.26

Seu desafio

Controle a sua língua em vez de deixar que ela controle você; procure falar palavras de vida em todas as oportunidades que tiver. Ao fazer isso, observe Deus usar suas palavras para curar as pessoas ao seu redor — e transformar a sua língua e o seu coração.

Devocional

Em Tiago 3.9–10, Tiago aponta uma incoerência que ele observa na vida de seus amigos cristãos. A maneira como eles falavam com Deus era saudável e positiva, mas a forma como falavam com as pessoas era prejudicial e negativa:

Com ela, bendizemos o Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos as pessoas, criadas à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição. 

Quando suas palavras são indelicadas, impacientes, críticas, sarcásticas, enganosas ou grosseiras, isso indica que há algo errado no seu coração e que você ainda precisa amadurecer.

Você pode fazer devocionais todas as manhãs, liderar um estudo bíblico e ir à igreja toda semana. Mas a maneira como você fala com a sua família, os seus colegas de trabalho, os seus vizinhos e até os seus inimigos. . . é aí que a sua fé é testada!

Sua boca é como um barômetro espiritual. Ela revela o que realmente está acontecendo debaixo da superfície. Tiago diz: “Se alguém supõe ser religioso, mas não refreia a sua língua, está enganando a si mesmo; a sua religião é vã” (Tg 1.26).

Você tem um problema com a sua boca? Então, muito provavelmente, há também um problema no seu coração. Peça a Deus que conceda a você  o que for necessário para controlar a sua língua. Ao depender dele, Ele vai transformá-la de dentro para fora, mudar a sua maneira de falar e trazer mais paz para as suas conversas.

Oração

Senhor, eu quero ser uma pessoa cuja fala seja saudável e positiva, não importa com quem eu esteja conversando. Obrigada por esse barômetro espiritual que o Senhor me deu por meio da minha boca. Ajuda-me a realmente ouvir o que ele revela sobre o meu coração e a minha condição espiritual. Ensina-me, Senhor, a controlar a minha língua e transforma a minha fala para que seja agradável a Ti.

Reflita e responda

Hoje, faça o seu melhor para prestar atenção ao tipo de palavras que saem da sua boca. Elas são, em sua maioria, positivas. . . ou tendem a se encaixar na categoria oposta? Se você perceber que existe, sim, um problema com a sua fala, peça a Deus que examine o seu coração e revele qualquer coisa que não O agrada. Depois, peça a Ele que transforme você de dentro para fora.

Explore mais

Escute o episódio “O poder da navegação”, apresentado por Mary Kassian na série “O poder da fala transformada”.

Sobre o Autor

Mary Kassian

Mary é uma premiada palestrante de renome internacional e uma respeitável professora de estudos femininos no Southern Baptist Seminary.

As citações bíblicas, exceto quando indicado de outra forma, foram extraídas da tradução Nova Almeida Atualizada © 2017 Sociedade Bíblica do Brasil"