Dia 8: Vamos ao cerne da questão
Leitura do dia: Tiago 3.2–12
Versículo-chave
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é um indivíduo perfeito, capaz de refrear também todo o corpo.
– Tiago 3.2
Seu desafio
Controle a sua língua em vez de deixar que ela controle você; procure falar palavras de vida em todas as oportunidades que tiver. Ao fazer isso, observe Deus usar suas palavras para curar as pessoas ao seu redor — e transformar a sua língua e o seu coração.
Devocional
Você, às vezes, banaliza suas palavras dizendo coisas como: “Eu não quis dizer isso. . . acabou escapando”? Infelizmente, a verdade é que nós realmente queremos dizer o que falamos — nossas palavras revelam o que está, de fato, em nosso coração.
Penso em palavras descuidadas ou dolorosas que já disse a familiares, colegas de trabalho e amigos — palavras das quais me arrependo e que gostaria de poder desdizer. Mas não podemos retirar o que já dissemos.
De acordo com a Palavra de Deus, todos nós pecamos com a nossa língua. Tiago 3.2 nos diz que “todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é um indivíduo perfeito, capaz de refrear também todo o corpo”.
Mas isso não é uma desculpa para continuar pecando. Precisamos confessar nosso pecado e nos afastar dele. Precisamos assumir a responsabilidade por nossas palavras, concordar com Deus a respeito do que elas revelam sobre o nosso coração e pedir ao Senhor que transforme o nosso coração, para que possamos falar palavras que curam.
Que hoje permitamos que Deus transforme os nossos corações pelo poder do Seu Santo Espírito. Quando nossos corações estiverem cheios dele, de Sua sabedoria e graça, falaremos palavras sábias e cheias de graça, que abençoam e instruem os que estão ao nosso redor.
Oração
Pai, confesso que muitas vezes falei palavras impensadas que feriram outras pessoas. Perdoa-me pelos pecados que cometi com a minha língua e opera em meu coração e na minha vida para que eu me torne alguém que fale palavras que trazem cura e bênção.
Explore mais
Leia “Quando as palavras dos outros nos ferem”, escrito por Paula Marsteller.