Dia 7: Tudo o que é verdadeiro, amável e de boa fama
Leitura do dia: Filipenses 4.4–9
Versículo-chave
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês.
– Filipenses 4.8
Seu desafio
Controle a sua língua em vez de deixar que ela controle você; procure falar palavras de vida em todas as oportunidades que tiver. Ao fazer isso, observe Deus usar suas palavras para curar as pessoas ao seu redor — e transformar a sua língua e o seu coração.
Devocional
Embora mais de duas décadas já tenham se passado, parece que foi ontem. Eu havia sido injustamente caluniada; minha reputação e meu orgulho estavam feridos. Na época, apesar de estar devastada, consigo olhar para trás e ver como Deus usou aquele incidente para me amadurecer em várias áreas. Uma lição valiosa que aprendi foi o dano que causamos quando espalhamos um “relato maldoso” sobre outra pessoa.
Houve momentos em que coloquei outro servo do Senhor sob uma luz ruim ao repetir informações desnecessárias. Como resultado, tive que fazer ligações e escrever cartas pedindo perdão. Ter que me humilhar e lidar com essas situações me ensinou a ser mais cuidadosa com o que falo sobre os outros!
Se nos aproximarmos de Deus com humildade, Ele nos mostrará quando as nossas palavras não Lhe agradarem. Pergunte a si mesma: “Este é um bom relato sobre essa pessoa? Verifiquei os fatos? As minhas palavras são bondosas e necessárias?”
Aqui está um bom teste para os nossos pensamentos e palavras:
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês. (Fp 4.8)
Suas palavras nesta semana foram verdadeiras, respeitáveis, justas, puras, amáveis e louváveis? Você tende a se concentrar em coisas excelentes e dignas de louvor, ou costuma se concentrar em coisas negativas sobre as quais pode reclamar?
Oração
Pai, para mim é tão fácil me concentrar no que é negativo e falar palavras de reclamação em vez de palavras de louvor. Ajuda-me a colocar o meu foco em coisas que são excelentes e que aquilo que sair da minha boca passe pelo teste de Filipenses 4.8. Que eu seja muito cuidadosa com o que digo sobre os outros e, acima de tudo, que as minhas palavras Te agradem.
Explore mais
-
Escute o episódio “Não quero ouvir isso!”, apresentado por Nancy DeMoss Wolgemuth na série “O poder das palavras”.
-
Leia “Antes de apontar o dedo, sinta o peso da pedra”, escrito por Shannon Popkin.