Dia 5: Um toque de doçura
Leitura do dia: Provérbios 16.21–29
Versículo-chave
Palavras agradáveis são como favo de mel:
doces para a alma e remédio para o corpo.
– Provérbios 16.24
Seu desafio
Controle a sua língua em vez de deixar que ela controle você; procure falar palavras de vida em todas as oportunidades que tiver. Ao fazer isso, observe Deus usar suas palavras para curar as pessoas ao seu redor — e transformar a sua língua e o seu coração.
Devocional
Aconchegue-se em uma cadeira, feche os olhos e lembre-se de um momento em que alguém disse palavras que realmente encorajaram você. Talvez tenha sido sua mãe ou seu pai dizendo: “Eu acredito em você!” Ou quem sabe uma boa amiga dizendo exatamente o que você precisava ouvir: “Não desista! Você consegue”. Ou talvez as palavras de um professor tenham sido tudo o que você precisava quando ele disse: “Você, realmente, tem talento nessa área!”
Não posso ver você, mas provavelmente está com um sorriso no rosto! As Escrituras nos dizem: “Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e remédio para o corpo” (Pv 16.24). Repare na relação entre corpo e alma — não dá para separar uma coisa da outra. Palavras doces podem ministrar bênção e saúde tanto espirituais quanto físicas.
O mel é um adoçante natural que dá energia. Da mesma forma, palavras de encorajamento levantam o nosso espírito. Sou tão grata pelas pessoas que falam palavras de afirmação na minha vida. Agradeço a Deus pelas palavras de cura da minha família e dos meus amigos. Mas não quero apenas ser quem se beneficia do encorajamento — eu quero ser alguém que encoraja os outros também.
Que possamos falar palavras que curam e promovem saúde — palavras cheias de graça, bênção e esperança. Pense em alguém que precisa de encorajamento hoje. Esboce um plano simples para compartilhar palavras de cura com essa pessoa. . . e coloque-o em prática.
Oração
Senhor, obrigada pelas doces palavras de encorajamento que já foram ditas na minha vida. Que hoje Tu faças que minhas palavras sejam como o mel — capazes de levantar o ânimo da minha família, dos meus amigos e de todos ao meu redor. Mostra-me alguém que precise de incentivo, e ajuda-me a compartilhar com essa pessoa palavras cheias de graça, bênção e esperança.
Explore mais
Leia “A arte de encorajar: Uma lição para todas”, escrito por Erin Davis.