Do que um bom casamento mais precisa?

Você pode ter notado um tema novo no podcast desta semana. Estamos falando sobre casamento! Mas talvez não da maneira que costumamos fazer. Achamos que casar é ótimo! É uma das melhores ideias de Deus, mas, seja você uma pessoa que ainda está longe de se casar, está na beira do altar ou já esteja casada, queremos direcioná-la à Palavra de Deus para aperfeiçoar sua ideia sobre o casamento. Casar é muito mais do que simplesmente se vestir de noiva. Confira este excelente texto de Samantha Keller sobre o que você precisa levar em consideração ao tentar ser uma boa esposa.     Eu poderia te dar uma lista. Uma extensa lista de “vinte maneiras para se tornar uma esposa piedosa”, marcando as qualidades, tarefas e métodos que te ajudariam a se preparar para se casar um dia. Sei que muitas de vocês amariam ter esse tipo de lista, pois me perguntam sempre: “O que posso fazer agora para me preparar para ter um bom casamento no futuro?” Acho que é uma ótima pergunta. Isso indica que você deseja um casamento próspero um dia, que quer honrar a Deus como esposa e está planejando com antecedência. Mas, se é uma lista de ideias que você está procurando, não posso te dar. Aqui estão três simples razões:

  1. Meu marido e eu comemoramos recentemente nosso segundo aniversário de casamento. Nosso casamento ainda está em sua "infância", e não vivemos tantos anos juntos ainda para cultivar a sabedoria testada pelo tempo ou a experiência aprendida a duras penas. Aprendemos bastante durante nossos dois primeiros anos como marido e mulher? Absolutamente! Mas nosso conhecimento é limitado em comparação a um casal com cinquenta ou sessenta anos de casamento.
  2. Minha experiência não é a experiência de outra esposa. Meu ponto de vista pode não corresponder às suas circunstâncias e experiências; cada casamento é único. Não posso defender um ideal de esposa padrão que se pareça demais comigo mesma. E a última coisa que quero fazer é oferecer minhas próprias opiniões ou experiências de casamento como verdade absoluta.
  3. A sabedoria experiencial é boa — e você certamente precisará dela um dia. Mas há algo de que precisamos muito mais desesperadamente do que dicas práticas.

  Sabe do que uma esposa piedosa mais precisa? Mais do que saber cozinhar, truques de limpeza, ideias para datas especiais e habilidades de decoração? Ela precisa do Evangelho. Você precisa do Evangelho. Eu preciso do Evangelho. O Evangelho que declara que você é perdoada por Jesus Cristo, amada por Jesus Cristo e reivindicada para a eternidade por Jesus Cristo. O Evangelho traça o caminho de uma vida santa para você hoje e, como esposa, no futuro. O Evangelho é a base sobre a qual toda a nossa vida deve ser construída, incluindo o nosso casamento (Tito 3.3–8; Ef 5.22–33).  

Construído Sobre uma Base Sólida  

Se ignorarmos a verdade de que Jesus morreu pelos nossos pecados e ressuscitou, derrotando o pecado e a morte, procuraremos aplicações práticas sem uma base sólida. As coisas práticas importam — finanças, culinária, lavanderia, equilíbrio entre trabalho e casa, etc. — mas o Evangelho é a visão panorâmica que informa e molda esses detalhes cotidianos. Entrar no casamento sem ter o Evangelho como base é uma tragédia anunciada. Porque... - Sem o perdão de Cristo, você não será compelida a perdoar seu marido (Ef 4.32). - Sem o exemplo de fidelidade imutável de Cristo à vontade de Seu Pai, você pode encontrar razões para justificar a falta de fidelidade ao seu marido e ao seu casamento (Hb 12.1–2). - Sem a bondade de Cristo, você ficará vazia da bondade genuína para com seu marido (Rm 12.10; Gl 5.22–23). - Sem a obra sacrificial de Cristo, você não terá motivação para servir seu marido com motivos puros (Fp 2.4–8; Jo 13.12–15; Mc 10.45). - Sem o exemplo de santidade de Cristo, você não honrará seu marido com pureza e retidão (2 Co 5.20–21; Hb 4.15; Lc 4.1–13). - Sem o amor impressionante de Cristo, você não será movida a amar seu marido incondicionalmente sem pedir nada em troca (1Jo 4.7–12; Ef 5.1–2; Rm 5.8; Jo 13.34–35).   No casamento, você encontrará conflitos, decepções, provações, perdas, grandes questões, pequenas irritações, dores e banalidades. O Evangelho fala em cada uma dessas situações com graça, misericórdia, amor, perdão e esperança. As realidades do Evangelho tornam possível perdoar como Cristo nos perdoou; amar como Ele nos ama; servir como Ele serviu; atender às necessidades do outro enquanto seguimos Seu exemplo altruísta de quem atende às nossas necessidades. Esses são os elementos de uma esposa piedosa e de um casamento próspero construído sobre Jesus, a Rocha Sólida, que carregou a cruz para o Calvário por você, por mim.  

Onde o Amor Começa e Termina  

O Evangelho é o ponto de partida e o ponto final do amor verdadeiro. Você pode aprender os caminhos da sabedoria conjugal, decorar cada canto da sua casa, planejar refeições fazendo economia, esforçar-se para atender às necessidades do seu marido, preparar pratos deliciosos e instagramáveis, limpar pisos e costurar botões, mas se tudo for feito sem amor... você se sentirá vazia (1Co 13).

O Evangelho é o ponto de partida e o ponto final do amor verdadeiro.

Sem o Evangelho, você dependerá da aprovação do seu marido para a sua alegria. Você dependerá do amor dele para o seu conforto. Você baseará seu valor em seu desempenho como esposa. Você colocará suas esperanças e expectativas no seu marido e, quando ele falhar, seu coração despencará como se você tivesse caído de um arranha-céu. Você olhará ao redor, magoada e ferida, e dirá: “É isso que o casamento realmente é? Não era isso o que eu esperava.” Esse cenário não é o que Deus planejou, porque Ele projetou o casamento para ser uma imagem do glorioso Evangelho. Jesus é o Noivo, e nós, a Igreja, somos Sua Noiva. Nancy DeMoss Wolgemuth descreve assim em seu livro Adornadas:

Assim como a Bíblia é a história do Noivo celestial buscando fielmente e permanecendo verdadeiro à Sua Noiva escolhida, o casamento humano é uma história destinada a atrair as pessoas para o Evangelho, mostrando-lhes o amor de Deus através de dois indivíduos imperfeitos cujas vidas se tornam uma Nele e que são devotados um ao outro para o melhor ou para o pior... para a vida (p. 238).

E em seu livro, O Significado do Casamento, Tim Keller descreve essa relação entre o casamento e o Evangelho de forma poderosa:

Então, o que você precisa para fazer seu casamento funcionar? Você precisa conhecer o segredo, o Evangelho, e como ele te dá tanto o poder quanto o padrão para o seu casamento. Por um lado, a experiência do casamento revelará a beleza e a profundidade do Evangelho para você. Isso te levará a depender ainda mais dele. Por outro lado, uma maior compreensão do Evangelho te ajudará a experimentar uma união cada vez mais profunda com seu cônjuge à medida que os anos passam (p. 44).  

A Maior e Melhor Imagem 

Então, como você pode se preparar para se tornar uma esposa piedosa um dia? Apegue-se à verdade do Evangelho hoje. Peça a Deus para moldá-la à semelhança de Seu Filho, não apenas para o futuro, mas para agora! Isso se aplica a toda e qualquer fase da vida — solteirice, namoro, noivado, casamento e além. Não, não faz mal se preparar para o que pode ser um dia. Mas pergunte a si mesma: Em que fase estou agora? Como posso aplicar o Evangelho à minha vida aqui e agora, em vez de me perder em sonhos sobre o que pode ser um dia? Não quero que você perca as oportunidades do Evangelho ao seu alcance porque está ansiando por uma vida daqui a seis anos ou mais.  

O que seu futuro marido precisará mais de você é que você tenha um coração que busque amar e refletir a Cristo.  

Acima de tudo, o que seu futuro marido mais precisará de você é que você tenha um coração que busca amar e refletir a Cristo. E se você está apegada a Ele hoje, e no próximo dia, e no próximo, você estará se tornando uma mulher que O ama de todo o coração — e uma mulher que buscará honrar e abençoar seu marido todos os dias da sua vida (Pv 31.12). A propósito: Eu amo conselhos práticos e acredito que a sabedoria prática de mulheres mais velhas é vital. Aprenda sim como gerenciar sua casa, administrar suas finanças, arrasar nas receitas e esfregar os pisos com entusiasmo. Essas coisas importam! Mas deixe as coisas mais práticas para quando chegar a hora. O Evangelho é a melhor e maior imagem. Precisamos mais dele  do que precisamos saber como dobrar um lençol com elástico. Busque a Jesus Cristo acima de tudo! 

Referência Bíblica: Provérbios 31:12, 1 Coríntios 13, Tito 3:3-8

Sobre o Autor

Samantha Keller

Samantha Keller ama dias tranquilos no lago, café forte e escrever sobre como Jesus transforma nossas bagunças diárias em belas histórias. Ela ama as quatro estações no norte de Indiana, onde mora atualmente, e é formada pela universidade Notre Dame.