Sabe aqueles momentos em que você está sentada no sossego e tranquilidade da sua casa (o que pode ser algo raro ou comum por aí), e de repente surge um daqueles pensamentos? Um medo, um “e se?”, uma mentira, um pecado do passado, um pensamento maldoso sobre alguém, uma suposição equivocada ou algum outro tipo de pensamento descontrolado. Por mais que você não queira pensar naquilo, ele está ali e está crescendo. Esses pensamentos são teimosos e persistentes. Como uma mosca que você fica tentando espantar, eles voltam com a mesma determinação de antes, querendo se enraizar na sua mente. Parece que, não importa o que você faça, eles continuam voltando sempre que você tem um momento de silêncio.
Como mulheres que foram redimidas por Cristo, devemos ter pensamentos celestiais. Como Paulo diz aos Colossenses,
Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra. Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a vida de vocês, se manifestar, então vocês também serão manifestados com ele, em glória. (Cl 3.2-4)
Mas como fazemos isso? Como podemos levar cativos esses pensamentos à obediência de Cristo? Colocando Filipenses 4.8 como um guarda sobre a nossa mente.
O que é um pensamento não bíblico?
Antes de traçarmos um plano para conquistar nossos pensamentos rebeldes e teimosos, precisamos ser capazes de reconhecê-los. Esses pensamentos são traiçoeiros — sabem como distorcer a Palavra de Deus e fazer com que o que é trevas pareça luz (2Co 11.14). É assim que Satanás nos engana; no Éden, ele levou Eva a duvidar do mandamento de Deus e depois o distorceu (Gn 3). Precisamos de discernimento para filtrar nossos pensamentos e ver se eles estão alinhados com a verdade. Filipenses 4.8 é esse filtro.
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês.
Esse é o mandamento de Deus para nós: seja isso o que ocupe o pensamento de vocês. Se um pensamento bíblico é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama, virtuoso e digno de louvor, então um pensamento não bíblico é o oposto. É falso, vergonhoso, injusto, impuro, detestável, repugnante, inferior e condenável. Um pensamento não bíblico busca nos tentar, corromper e arruinar. Ele distorce a verdade, blasfema contra Deus. Coloca em dúvida aquilo que Deus prometeu e declarou. Ele feriria as pessoas se elas pudessem ouví-los. São esses os pensamentos que devemos capturar e destruir.
O que é um pensamento piedoso?
À medida que capturamos cada um de nossos pensamentos para examiná-los e testá-los à luz da Palavra de Deus, podemos usar Filipenses 4.8 como nosso “filtro de pensamentos” ou “óculos” pelos quais vamos analisar cada pensamento. Se um pensamento não consegue passar por esse filtro, ele não deve ocupar a nossa mente. E sobre o que Filipenses 4.8 nos chama a meditar? Sobre aquilo que é. . .
- Verdadeiro: honesto, real, correto e fiel à verdade — o oposto de mitos e mentiras. Embora o mundo diga que a verdade é algo que cada um pode determinar por si, nós sabemos que somente Deus é a fonte de toda verdade.
- Respeitável: algo respeitado, nobre e moral. “Paulo está dizendo: tire sua mente das coisas baixas e vulgares. Tire seus pensamentos da impureza. Desvie sua atenção do que é fútil. Concentre-se no que é respeitável”.¹
- Justo: aquilo que é justo, reto, íntegro e irrepreensível. Algo que está em obediência à lei de Deus ou aprovado por Ele.
- Puro: sagrado, casto, inocente, limpo e sem mancha de pecado. Separado do mal e do pecado.
- Amável: aquilo que é aceitável, agradável, ou afável.
- De boa fama: que tem boa reputação. “Aquilo que é tido em alta estima ou bem visto. Refere-se ao que é geralmente considerado respeitável no mundo, como bondade, cortesia e respeito pelos outros”.²
- Virtuoso: moralmente excelente, exemplar ou puro.
- Digno de louvor: algo que merece ser admirado, aprovado ou elogiado.
Se você está pensando naquilo que é verdadeiro, respeitável, justo e puro, não há espaço para que pensamentos rebeldes e teimosos se estabeleçam. Não basta simplesmente expulsar esses pensamentos — é preciso substituí-los por algo melhor.
Passos práticos para submeter nossos pensamentos a Cristo
Como aplicamos essa prática de filtrar nossos pensamentos por meio de Filipenses 4.8? Como podemos realmente meditar nessas coisas celestiais?
Mantenha um diário de pensamentos
Em um diário físico ou em um documento de texto no seu computador ou celular, mantenha um registro daqueles pensamentos rebeldes sempre que eles surgirem. Anote o seguinte:
- Qual foi o pensamento?
- O que provocou esse pensamento? Isso pode ajudar você a identificar os gatilhos desses pensamentos rebeldes para que consiga percebê-los mais cedo.
- Por que esse foi um pensamento desnecessário ou pecaminoso? (Use as Escrituras para embasar sua resposta.)
- Que pensamento correto e piedoso poderia substituí-lo? (Use as Escrituras para embasar sua resposta.)
Com o tempo, você vai adquirir o hábito de fazer isso sem precisar usar um diário.
Faça uma lista de pensamentos baseados em Filipenses 4.8.
Faça uma lista de coisas nas quais você pode meditar, baseando-se em Filipenses 4.8. Sempre que um desses pensamentos rebeldes surgir, consulte sua lista.
Ouça ao longo do dia conteúdos que estejam alinhados com Filipenses 4.8.
Se você está lutando contra pensamentos rebeldes, experimente ouvir as Escrituras, áudio livros sobre vida cristã ou louvores e hinos.
Memorize as Escrituras
O que há de melhor para preencher a sua mente do que a própria Bíblia? Como o salmista, vamos guardar a Palavra de Deus em nosso coração para que não pequemos contra Ele (Sl 119.11).
Há força no Espírito Santo
Essa parte prática não vale nada se não estivermos cheias do Espírito Santo. Quando somos salvas, o Espírito Santo vem habitar em nós e transforma nossos corações e mentes para amar a Deus. O descrente pode até conseguir aplicar algumas dessas dicas práticas e mudar seus pensamentos, mas de que adianta isso sem a salvação do pecado e da morte? Onde está a esperança dele? Ele está seguindo em frente sem esperança, apoiando-se apenas em suas próprias forças. Mas nós temos o mesmo Espírito que ressuscitou a Cristo dentre os mortos, nos capacitando a obedecer e amar a Deus (Rm 8.11). Se queremos levar nossos pensamentos cativos e torná-los obedientes a Cristo, precisamos primeiro ser transformadas por Cristo. Precisamos ser pessoas que confiaram, pela fé, no sacrifício de Cristo na cruz para obter o perdão dos seus pecados.
Sabe aqueles pensamentos rebeldes que parecem dominar nossas mentes? Eles podem ser domados. Pelo poder do Espírito, podemos reconhecê-los, aprisioná-los e encher nossa mente com aquilo que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama, virtuoso e digno de louvor. Pensamentos rebeldes não precisam mais nos governar.
Clique aqui para ler o original em inglês.
1 LAWSON, Steven J. Philippians for You (God’s Word for You). Good Book Company, 2017. Kindle, p. 200.
2 MACARTHUR, John. The MacArthur Bible Commentary. Nashville: Thomas Nelson, 2005. p. 1725.