Como honrar a Deus e influenciar nossos líderes

Enquanto eu me reunia com a equipe do ministério de mulheres, celebrando um ano de ministério frutífero, uma delas fez uma pergunta que já havíamos discutido muitas vezes antes: “E quanto aos homens? As mulheres estão aprendendo sobre o design e propósito de Deus para elas, mas os homens não parecem estar engajados em nada”.

Se você frequenta uma igreja com ministérios vibrantes para homens e mulheres, isso é maravilhoso! No entanto, o mais comum é que exista apenas um ministério de mulheres. Isso nos leva a esta questão: como podemos influenciar nossos pastores para a glória da igreja de Cristo, respeitando e submetendo-nos à liderança deles?

Ao servir no  ministério nos últimos dezoito anos, Deus me ensinou muito sobre como navegar por esses mares. Aqui estão cinco coisas importantes que aprendi.

1. Essa é a igreja de Deus, não minha.

Embora eu esteja na minha igreja há trinta anos e possa pensar que sei do que o meu povo precisa, devo me lembrar continuamente de que esta é a igreja de Deus, e Ele é soberano sobre tudo o que a concerne. Confesso que, quando algo me parece claro, muitas vezes me pergunto por que não é tão evidente para os outros. Mas aprendi a levar as minhas preocupações a Deus antes de levá-las a qualquer outra pessoa.

2. Deus nos criou para complementar, não competir com os homens que servem conosco

É importante compreender como o feminismo afetou não apenas as mulheres, mas também os homens em nossas igrejas. As mulheres de hoje são mais audaciosas e se sentem livres para expressar suas opiniões, muitas vezes de maneira que diminui os líderes que Deus colocou sobre nós. A verdade é que, embora Deus possa ter nos dado fortes habilidades de liderança, Ele não mudou de ideia quanto a quem deve liderar e tomar as decisões finais no lar e na igreja. Aprendi que liderar por influência é muito mais eficaz do que falar alto, manipular ou intimidar.

3. Submissão não significa que não temos voz ou que nunca possamos nos manifestar e compartilhar nossas ideias

A submissão é uma atitude de confiança silenciosa que vem da crença de que Deus conhece melhor as necessidades do que nós e que Ele realizará todas as coisas no Seu tempo e para Sua glória. É a submissão de Cristo à cruz que tanto motiva quanto orienta a nossa submissão (Fp 21Pe 2). Embora possamos apelar aos nossos líderes quando identificamos algo que nos preocupa, no final — a menos que vejamos algum pecado flagrante em um líder — devemos nos submeter à autoridade que Deus lhes concedeu na igreja.

4. Nossos líderes ouvirão e responderão muito mais rapidamente quando nosso encorajamento superar nossas sugestões sobre como eles poderiam conduzir melhor o ministério.

É fácil reclamar e resmungar sobre o que, em nossa opinião, nossos líderes deveriam ou não estar fazendo. Mas Hebreus 13 nos diz que isso não trará vantagem alguma. Nossos pastores receberam a pesada responsabilidade de cuidar das almas dos membros da igreja. Embora isso não signifique que eles não falhem às vezes (afinal, são pecadores como nós!), significa, sim, que eles precisam muito mais do nosso encorajamento do que do nosso espírito crítico. Uma vez que nossos líderes aprendem a confiar em nós e sabem que estamos a favor deles, descobri que eles ouvirão de bom grado qualquer preocupação que Deus tenha colocado em nosso coração a respeito do ministério.

5. Há poder na oração

Por muitos anos, orei para que Deus ajudasse nossos líderes a perceber a necessidade de capacitar e treinar homens como líderes, maridos e pais. De vez em quando, eu trazia o assunto à tona novamente quando sentia o toque do Espírito Santo. Mas, na maioria das vezes, encorajava nossas mulheres a esperar em Deus e a orar, em vez de resmungar contra nossos líderes.

Se Deus confiou a você o ministério às mulheres, regozije-se e trabalhe “de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo”. (Cl 3.23)

Você pode ter certeza de que os homens em sua igreja não estão apenas observando o que está acontecendo, mas também estão experimentando os bons frutos disso em seus lares e na igreja. E, no tempo de Deus, eles desejarão o mesmo para os homens em sua igreja.

Clique aqui para ler o original em inglês.

Sobre o Autor

Linda Green

Linda Green é coautora de He Gives More Grace, junto com sua filha, Sarah Walton. Este devocional de trinta dias oferece esperança, encorajamento e sabedoria bíblica para mães. Linda é casada com Ray e mãe de três filhos adultos.