As sete orações que deveriam acompanhar a leitura da Bíblia

Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei. (Sl 119.18).

Devemos orar para…

  • Que Deus nos ensine a Sua Palavra. “Ensina-me os teus decretos” (Sl 119.12; veja também vv. 33, 64, 66, 68, 135). O verdadeiro aprendizado da Palavra de Deus só é possível se o próprio Deus se tornar o professor, atuando por todos os meios de ensino.
  • Que Deus não esconda Sua Palavra de nós. “Não escondas de mim os teus mandamentos” (Sl 119.19; veja também v. 43). A Bíblia nos alerta sobre a terrível disciplina ou juízo de ter a Palavra de Deus retirada de nós (Am 8.11).
  • Que Deus nos faça compreender Sua Palavra. “Faz-me compreender o caminho dos teus preceitos” (Sl 119.27; veja também vv. 34, 73b, 144b, 169). Aqui pedimos a Deus que nos leve à compreensão — que faça tudo o que for necessário para que entendamos Sua Palavra.
  • Que Deus incline nosso coração à Sua Palavra. “Inclina o meu coração aos teus testemunhos e não à cobiça” (Sl 119.36). Basicamente, o nosso grande problema não é a nossa razão, mas a nossa vontade — por natureza, não nos inclinamos a ler, meditar e memorizar a Palavra. Por isso devemos orar para que Deus incline a nossa vontade.
  • Que Deus nos dê vida para obedecer à Sua Palavra. “Vivifica-me, segundo a tua misericórdia, e guardarei os testemunhos que procedem de tua boca” (Sl 119.88; veja também v. 154). O salmista sabe que precisamos de vida e energia para nos dedicar à Palavra e à obediência. Por isso pede a Deus por essa necessidade básica.
  • Que Deus firme nossos passos na Sua Palavra. “Firma os meus passos na tua palavra” (Sl 119.133). Dependemos do Senhor não apenas para a compreensão e a vida, mas também para praticar a Palavra. Não podemos fazer isso sozinhos.
  • Que Deus nos busque quando nos desviamos da Sua Palavra. “Ando errante como ovelha perdida; procura o teu servo” (Sl 119.176). É impressionante que esse homem piedoso termine o salmo confessando o seu pecado e necessidade de que Deus venha buscá-lo e trazê-lo de volta. Isso também é algo que devemos pedir a Deus de novo e de novo.

Clique aqui para ler o original em inglês.

© Por Dr. John Piper. Usado com permissão. http://www.DesiringGod.org

Sobre o Autor

John Piper

John Piper é o fundador e principal professor do Desiring God. Ele também ocupa o cargo de chanceler do Bethlehem College and Seminary e, por 33 anos, foi pastor titular da Bethlehem Baptist Church, em Minneapolis, Minnesota, nos Estados Unidos.