A arte de encorajar: Uma lição para todas

Já ouvi dizer que são necessários sete elogios para desfazer uma única crítica. Se isso for verdade, deveríamos elogiar as pessoas — e muito.

Em outro artigo, sugeri que devemos encorajar intencionalmente outras pessoas como um antídoto para o nosso próprio vício em reconhecimento. Mas, para ser sincera, essa é uma área em que ainda preciso melhorar bastante. Por isso, decidi conversar com alguém que tem o hábito de elogiar os outros.

Conheça a April Hendricks. Ela é mãe de Paula Hendricks, a talentosa blogueira do TW.com. Paula me contou que sua mãe sempre se destacou na arte de elogiar e encorajar os outros. Então, decidi descobrir quais são os segredos dela para usar palavras de encorajamento com maestria.

Erin: O que motiva você a dedicar tempo para encorajar as pessoas?

April: Eu acredito que o que me motiva é o amor que Deus colocou em meu coração. Primeira João 4.7 diz: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”.

Erin: Quais meios específicos você usa para levar encorajamento às pessoas?

April: Eu uso qualquer meio para isso: o olho no olho, uma ligação, uma mensagem de texto, um e-mail e até o correio tradicional.

Erin: Como você sabe em quais áreas encorajar as pessoas?

April: Eu acho que fazer um elogio sincero é bom, mas precisamos ter cuidado para não exagerar nesse tipo de encorajamento. Penso em Provérbios 26.28, que diz: “a boca lisonjeira é causa de ruína”. Se as palavras de encorajamento que usamos se limitam apenas a elogiar a aparência ou as conquistas de alguém, isso pode prejudicá-los a longo prazo. Encorajar alguém no Senhor é a chave: isso coloca o foco em Deus, que é o único que realmente merece ser glorificado, e nos edifica na fé santíssima (Judas 1.20).

Erin: A Bíblia nos encoraja a usar palavras de afirmação?

April: Essa é uma boa pergunta. Não me lembro de nenhum versículo que diga que devemos elogiar uns aos outros ou dizer coisas legais uns aos outros, mas a Bíblia nos orienta: “animem uns aos outros todos os dias” (Hebreus 3.13) e “levam as cargas uns dos outros” (Gálatas 6.2). Outro versículo é Filipenses 2.4: “Não tendo em vista somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros”.

Consigo me lembrar de dois chefes que tive que nunca me fizeram um elogio — só falavam comigo quando tinham algo negativo a dizer. Acho triste quando as pessoas não conseguem encontrar algo que valorizem nos outros. Penso na passagem que diz: “cada um considerando os outros superiores a si mesmo” (Fp 2.3). Se eu levar essa passagem das Escrituras a sério, tratarei os outros com respeito e procurarei neles qualidades que aprecio — o que naturalmente me levará a agradecer e encorajá-los.

Primeira Coríntios 4.5 diz: “E então cada um receberá o seu louvor da parte de Deus”. Se Deus consegue encontrar algo digno de louvor em cada um dos Seus filhos, por que eu não conseguiria?

Erin: De quais formas você já viu o encorajamento impactar outras pessoas?

April: Tenho visto como falar palavras de afirmação no Senhor dá coragem e força às pessoas. A depressão e a tristeza dão lugar à esperança.

Erin: Quais foram as maiores palavras de afirmação que você já recebeu?

April: Bem, o que me vem à mente imediatamente é que, quando voltei a estudar aos 48 anos, foi maravilhoso ouvir meu professor de álgebra dizer que eu poderia ir tão longe quanto quisesse em matemática; que talvez eu precisasse me esforçar mais, mas que era só continuar fazendo o que eu já estava fazendo! Aquele foi um grande incentivo para mim — e é legítimo usar essas palavras de afirmação. Mas o encorajamento que tenho recebido da Palavra de Deus. . . Esse é o melhor de todos. Diz em 1 Samuel 30.6 que “Davi se reanimou no Senhor, seu Deus”, e é isso que dá força ao cristão para seguir em frente — essa é a maior forma de encorajamento que existe.

Erin: Eu quero elogiar os outros com essa mesma liberalidade, e você? Então. . . aqui está a nossa tarefa: comece hoje mesmo fazendo pelo menos sete elogios a alguém. Quem sabe qual crítica você estará apagando do coração dessa pessoa ao “animar uns aos outros diariamente”?

Preparar, apontar, elogiar!


Clique aqui para ler o original em inglês.

Sobre o Autor

Erin Davis

Erin Davis é professora e autora com um compromisso fervoroso de conduzir mulheres à profunda fonte da Palavra de Deus. Ela já escreveu mais de uma dúzia de livros e estudos bíblicos, incluindo Mentiras em que os meninos acreditam e a épica busca pela verdade — o qual ela coescreveu com seu marido, Jason. Atualmente, Erin serve na equipe do Moody Publishers e tem o prazer de auxiliar outros autores a apontar seus leitores para Jesus. Ela também é uma presença constante no Aviva Nossos Corações — você pode ler seus artigos e ouvi-la ensinar em avivanossoscoracoes.com. Erin sente-se grata por ser esposa de Jason e a mãe orgulhosa de quatro meninos: Eli, Noble, Judah e Ezra.