Não sei quanto a você, mas a época do Natal tem o poder de despertar o meu melhor. . . e o meu pior. Por exemplo, em um ambiente de celebração e festividade com a família, eu me pego consumida por pensamentos sobre mim mesma. Em vez de adorar a Jesus, quase começo a me ver como o verdadeiro motivo da celebração. Afinal, todas essas comemorações servem para me fazer feliz, certo? Errado!
Embora listas de presentes, festas de Natal e tradições sejam boas e divertidas, percebo que o meu coração precisa de uma mudança de foco. Minha lista de desejos natalinos precisa de uma reforma completa. Então, decidi criar uma lista totalmente nova: uma lista que esteja livre dos meus desejos, minhas vontades e minhas tradições. Essa nova lista não tem a ver com receber, mas com dar. Na verdade, é mais uma lista de orações do que de pedidos — e estou muito animada para compartilhá-la com você!
Se você é um pouquinho como eu, talvez já tenha se distraído e perdido o foco em Cristo durante a época do Natal. Mas essa nova lista é um recurso útil para realinhar o coração de formas práticas. Então, deixe de lado a sua lista atual e venha comigo explorar dez desejos inesperados para a sua lista de Natal.
Desejo nº 1: Eu desejo uma atitude alegre
É muito fácil se irritar com coisas bobas durante o período do Natal. Mas, em vez de permitir que frustrações ditem suas atitudes e ações, escolha se alegrar. Revista-se de uma disposição alegre e paciente (Cl 3.12–15). Escolha ser grata em vez de se aborrecer, e a alegria fluirá naturalmente do seu coração (1Ts 5.16–18).
Desejo nº 2: Eu desejo ser mais altruísta
Não existe alegria verdadeira em viver para agradar a si mesmo. Em vez de se concentrar nos seus próprios desejos neste mês, procure maneiras de abençoar, servir e doar (Fp 2.1–11).
Desejo nº 3: Eu desejo ter um coração generoso
Dar presentes que compramos não é o único tipo de generosidade que devemos praticar nesta época de Natal. O coração de um doador genuíno se revela na forma como oferecemos nosso tempo, energia, atenção, interesse e serviço. Escolha ser alguém que doa com generosidade, paciência, bondade e amor!
Desejo nº 4: Eu desejo amar meus irmãos
Se Deus colocou você em uma família com irmãos e irmãs, um dos melhores presentes que você pode dar a eles neste ano é o presente do amor. Por mais simples que pareça, muitas vezes são os nossos próprios familiares que mais negligenciamos.
- Reserve tempo para investir em seus irmãos e irmãs.
- Jogue um jogo com eles.
- Converse com eles.
- Construam tradições juntos.
- Diga palavras gentis.
- Deixe de lado suas preferências em favor das deles.
- Compartilhe.
- Ame bem os seus irmãos e irmãs.
Desejo nº 5: Eu desejo servir meus pais.
Deus colocou você em uma família por um motivo. Os pais geralmente estão muito ocupados durante a época de Natal e podem realmente precisar do seu apoio e ajuda. Dê a eles o presente de servir sem que eles precisem pedir.
- Lave a louça.
- Ofereça-se de preparar o jantar em uma noite atarefada
- Resolva algo para eles.
- Assuma tarefas da lista de afazeres deles, em vez de acrescentar novas.
- Seja uma ajudadora!
Desejo nº 6: Eu desejo ser flexível
Flexibilidade geralmente é meu ponto fraco durante a época de Natal! Quero que tudo aconteça de acordo com as minhas expectativas. Minha oração este ano é que, quando se tratar de planos, eu seja flexível e consiga seguir o fluxo. Quando as coisas não saírem do nosso jeito ou os planos forem mudados de repente e acabarmos com uma alternativa menos desejável, que a nossa escolha seja sermos flexíveis e estarmos alegres mesmo assim.
Desejo nº 7: Eu desejo sorrir
Nada ilumina o dia de um estranho mais rápido do que um grande sorriso cheio de alegria. Conceda o presente do seu sorriso nesta época de Natal. Cumprimente as pessoas. Faça perguntas. Sorria ao conversar. Sorria ao cumprimentar alguém. Sorria para o carteiro e para o atendente do supermercado. Permita que o amor de Cristo seja visto através do seu sorriso.
Desejo nº 8: Eu quero ser encorajadora
Palavras de incentivo, bilhetes, cartas e mensagens de WhatsApp estão entre as melhores formas de trazer alegria natalina às pessoas ao seu redor. Estabeleça como meta encorajar pelo menos uma pessoa todos os dias, a partir de agora até o Natal. Aproveite esse tempo para dizer aos seus amigos e familiares o quanto você os ama e o quanto eles são importantes para você.
Desejo nº 9: Eu desejo valorizar pessoas mais do que tradições
Tradições são divertidas, mas não são nem de longe tão importantes quanto os relacionamentos. Esforce-se para que sua família sinta que é mais importante para você do que qualquer tradição de Natal. Crie boas memórias enquanto você ama de forma excepcional as pessoas que Deus colocou na sua vida.
Desejo nº 10: Eu desejo celebrar Jesus!
Embora isso devesse ser óbvio, vale a pena repetir: celebre Jesus neste mês! Tire um tempo para ler e refletir sobre a história do Natal em Lucas. Ouça mensagens e podcasts sobre o nascimento de Cristo. Adore Jesus! Ele é a razão pela qual temos esperança nesta terra.
O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu. O governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: "Maravilhoso Conselheiro", "Deus Forte", "Pai da Eternidade", "Príncipe da Paz". Ele estenderá o seu governo, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e para o firmar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto. (Is 9.2, 6–7)
Clique aqui para ler o original em inglês.