Robert Wolgemuth

1948–2026

O Senhor é a minha luz e a minha salvação;
de quem terei medo?
O Senhor é a fortaleza da minha vida;
a quem temerei?
Salmos 27:1

Em memória, com amor

Robert David Wolgemuth, aos 77 anos, deixou o seu corpo terreno e entrou na presença de Cristo em 10 de janeiro de 2026, após uma breve, porém intensa, batalha contra complicações decorrentes de uma pneumonia.

Nascido em 28 de fevereiro de 1948, em Waynesboro, Pensilvânia, filho de Samuel e Grace Wolgemuth, Robert cresceu em um vibrante lar cristão e veio à fé ainda criança, guiado por sua mãe. Após concluir o ensino médio na Wheaton Central High School (em Wheaton, Illinois), em 1965, cursou a Taylor University (Upland, Indiana), onde se graduou em Literatura Bíblica em 1969 e da qual, mais tarde, recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Humanidades.

Robert conheceu e se apaixonou por Barbara (“Bobbie”) Gardner quando ainda era estudante universitário. Eles se casaram em março de 1970 e de sua união nasceram duas filhas preciosas: Melissa (“Missy”), em 1971, e Julie, em 1974 — o que plantou as sementes para o primeiro livro de Robert, She Calls Me Daddy (“Ela me chama de papai”, ainda sem tradução para o português).

Após quarenta e quatro anos de casamento e uma batalha de trinta meses contra o câncer — com Robert ao seu lado — Bobbie partiu para estar com Jesus em 28 de outubro de 2014. Robert costumava dizer a respeito de Bobbie: “A maneira como ela lidou com a sua morte iminente removeu do meu coração qualquer medo de morrer. Ela nos mostrou como passar por isso com graça.”

Embora tenha custeado seus estudos universitários trabalhando como construtor e preservado seu amor por projetos de construção ao longo da vida, Robert dedicou sua carreira ao ramo editorial. O jornalista Warren Smith afirmou: “Robert Wolgemuth tem sido um dos evangélicos mais influentes, porém você nunca ouve falar dele. . . Ele foi presidente da Thomas Nelson Publishers, uma das editoras cristãs mais antigas e bem-sucedidas do mundo. Em 1992, tornou-se agente literário, representando alguns dos escritores evangélicos mais bem-sucedidos do país.”

Robert também ocupou cargos importantes na revista Campus Life, na Word Publishing e na Wolgemuth & Hyatt Publishers, da qual foi cofundador, juntamente com Michael Hyatt. Ele escreveu ou coescreveu cerca de vinte e cinco livros, vários dos quais receberam o Silver Medallion Awards. Robert serviu como presidente da Evangelical Christian Publishers Association (ECPA) e fundou sua própria agência literária, a Wolgemuth & Associates.

Como agente literário, Robert representou a autora Nancy Leigh DeMoss por alguns anos, período em que ele e Bobbie se tornaram queridos amigos de Nancy. Sem que Robert soubesse, à medida que Bobbie se aproximava da morte, ela contou a alguns amigos próximos que desejava que Robert se casasse com Nancy depois que ela falecesse. Algum tempo após a partida de Bobbie para o Lar celestial, Robert iniciou um relacionamento com Nancy, que até então havia servido ao Senhor com alegria como mulher solteira. O Senhor abriu o coração de Nancy para acolher a bondade e o amor de Robert e o casal se casou em 14 de novembro de 2015, em Wheaton, Illinois.

Em seu último livro, Finish Line (“Linha de chegada”, ainda sem tradução para o português), Robert escreveu sobre terminar a vida bem — com preparo, paz e propósito. Ele desafiou seus leitores a viver plenamente para Cristo até o fim, até “o deslumbrante esplendor de Jesus. Um brilho ofuscante. Um final verdadeiramente brilhante. Que alvo extraordinário para você e para mim. Terminar bem. . . com um final belo, lapidado, que honra a Deus.”

Robert viveu o que pregava, plenamente investindo seus últimos anos na terra: servindo incansavelmente ao lado de Nancy no Revive Our Hearts, escrevendo, ensinando, orando, discipulando homens mais jovens, cuidando de seus vizinhos, desfrutando da família e amando Jesus, Nancy e as pessoas ao seu redor de uma maneira contagiante.

Robert se reúne agora à sua falecida esposa, Bobbie, na presença de Cristo. Ele deixa sua esposa, Nancy; duas filhas e genros: Missy e Jon Schrader e Julie e Christopher Tassy; cinco netos e dois genros: Abby e Ben Quirin, Luke, Isaac, Harper e Durham Martin e Ella; e quatro bisnetos: Ezra, Ruby, Frances e Penelope (prestes a nascer). Ele também deixa uma amorosa família estendida (incluindo cinco irmãos próximos, seus cônjuges e filhos) e um exército de amigos que prezam profundamente por seu amor e por sua vida.

Os amigos e a família de Robert se lembrarão dele como um fiel homem de Deus, marido dedicado, pai e avô amoroso, servo-líder sábio, encorajador incansável e referência espiritual. Sua ausência é profundamente sentida, mas, mesmo agora na morte, sua vida continua a apontar para a sua grande Esperança: a vida eterna com o seu Salvador, nos novos céus e na nova terra, cercado pelo povo de Deus para sempre.

Os resgatados do Senhor voltarão
e virão a Sião com cânticos de júbilo.
Alegria eterna coroará a sua cabeça.
Ficarão tomados de júbilo e alegria,
e deles fugirão a tristeza e o gemido.
(Isaías 35.10)

“Cruzar a linha de chegada será uma celebração que você não consegue nem imaginar. Será ainda melhor. Será como a manhã de Natal quando você era criança. Como a sua lua de mel. Como o nascimento do seu primeiro filho; ou neto; ou bisneto. Como a vitória do seu time predileto no campeonato. Essa palavra é usada em demasia, mas aqui ela é apropriada: um dia, cruzar a linha de chegada vai ser simplesmente incrível.” — Robert Wolgemuth em Finish Line (“Linha de chegada”, ainda sem tradução para o português).

Por favor, considere deixar uma mensagem de encorajamento para Nancy ou uma homenagem a Robert. Em vez de flores, uma doação ao Aviva Nossos Corações, em memória de Robert, honrará o amor dele pela missão e pela mensagem deste ministério pelo qual ele tinha tanto apreço e no qual serviu lado a lado com Nancy durante a última década de sua vida.

Em caso de dúvidas, pedimos que entre em contato com a nossa equipe pelo seguinte link: https://www.avivanossoscoracoes.com/contato/.