Dia 20: Abrindo o portão

Leitura do dia: Tiago 4.1–12

Versículo-chave

Deus resiste aos soberbos,
mas dá graça aos humildes.

– Tiago 4.6

Seu desafio

Controle a sua língua em vez de deixar que ela controle você; procure falar palavras de vida em todas as oportunidades que tiver. Ao fazer isso, observe Deus usar suas palavras para curar as pessoas ao seu redor — e transformar a sua língua e o seu coração.

Devocional

Quando eu era criança, adorava assistir a um programa infantil chamado The Friendly Giant (em tradução livre, O Gigante Amigável). Todas as manhãs, às 10 horas, eu assistia fascinada enquanto a ponte levadiça do castelo do gigante era abaixada e os portões se abriam para permitir a entrada dos pequenos telespectadores. No final do programa, aqueles portões enormes se fechavam lentamente e a ponte era erguida, separando o gigante do mundo exterior.

E, assim como aquele portão, nossas palavras podem, orgulhosamente, afastar as pessoas — ou, humildemente, convidá-las a entrar.

Todas nós erigimos alguns “portões altos” com a nossa boca. Gosto de chamar um deles de “o portão do combate”. Isso significa que começamos conversas com a espada em punho. Mesmo que não ataquemos, essa mentalidade de combate nos faz assumir uma postura armada — prontas para defender ou contra-atacar.

Fechamos nossos portões, fortificamos nossas defesas, atacamos e travamos combates — até mesmo com aqueles que mais amamos. Mas por quê? De acordo com Tiago 4.1–3, as brigas e discussões surgem quando:

  • Não conseguimos algo que desejamos.

  • Não podemos ter o que desejamos.

  • Invejamos aqueles que têm o que desejamos.

  • Buscamos as pessoas, e não Deus, para obtermos aquilo que desejamos.

  • Consideramos nosso próprio prazer como o objetivo mais importante.

Abrir nossos portões abre um caminho para Deus agir em nossas vidas. Para isso, devemos — com sabedoria e humildade — cultivar um espírito de paz. A paz derruba barreiras. Ela destrói muros de hostilidade. Com a paz de Deus, podemos ter um espírito tranquilo, que não é nem defensivo nem combativo. E quando escolhemos buscar a paz e promovê-la em nossa comunicação com os outros, a Bíblia nos promete que teremos alegria (Pv 12.20).

Oração

Senhor, perdoa-me pelos portões que construí com minhas palavras e que afastaram as pessoas. Remove toda defensividade do meu coração e mostra-me maneiras de buscar a paz em minha comunicação com os outros.

Reflita e responda

Escute o episódio “O poder do portão aberto”, apresentado por Mary Kassian na série “O poder da fala transformada”.

Explore mais

Leia 1 Pedro 3.8–18 e anote todas as maneiras como podemos buscar a paz. Como você pode escolher viver isso hoje ao se comunicar com os outros?

Sobre o Autor

Mary Kassian

Mary é uma premiada palestrante de renome internacional e uma respeitável professora de estudos femininos no Southern Baptist Seminary.

As citações bíblicas, exceto quando indicado de outra forma, foram extraídas da tradução Nova Almeida Atualizada © 2017 Sociedade Bíblica do Brasil"