Dia 18: Você fala demais?
Leitura do dia: Provérbios 10.15–22
Versículo-chave
Quem fala demais acaba caindo em transgressão,
mas quem controla a língua é sábio.
– Provérbios 10.19
Seu desafio
Controle a sua língua em vez de deixar que ela controle você; procure falar palavras de vida em todas as oportunidades que tiver. Ao fazer isso, observe Deus usar suas palavras para curar as pessoas ao seu redor — e transformar a sua língua e o seu coração.
Devocional
Depois de participar de uma reunião que durou várias horas, algum tempo atrás, tive a impressão de que talvez eu tivesse falado mais do que deveria. Perguntei a um dos homens que estiveram na reunião se eu tinha falado demais. Ele respondeu: “Bem, talvez você pudesse ter resumido aquela longa história que contou!”
Sou tão grata por ter amigos que me ajudam a perceber quando não estou andando com sabedoria, de acordo com a Palavra de Deus. Deus deseja que nossos lábios sejam controlados pelo Espírito Santo. Precisamos da sabedoria e da graça dele para pesar nossas palavras e falar com os outros somente depois de ouvi-Lo.
Como nos lembra Provérbios 15.19, as pessoas comedidas no uso de suas palavras são consideradas sábias:
Quem fala demais acaba caindo em transgressão, mas quem controla a língua é sábio.
Muitas mulheres expressam frustração por sentirem que seus maridos não as escutam. Sem querer soar indelicada, às vezes me pergunto: será que os homens não prestariam mais atenção se nós, mulheres, não tivéssemos tanto a dizer?
Ao final do dia, peça ao Senhor que traga à sua mente aqueles momentos em que você falou demais. Qual teria sido uma resposta melhor?
Oração
Pai, peço que eu “caminhe” com sabedoria em relação às minhas palavras e que meus lábios sejam controlados pelo Espírito Santo. Ajuda-me a saber quando devo me calar e quando devo falar, para que eu possa abençoar aqueles que estão ao meu redor. Obrigada por Tua sabedoria e graça nessa área da vida!
Reflita e responda
Escute o episódio “A arte de ouvir”, apresentado por Mary Kassian na série “O poder da fala transformada”.