Dia 6: Palavras que brilham como prata escolhida
Leitura do dia: Provérbios 10.18–24
Versículo-chave
A fala dos justos é prata escolhida,
mas o coração dos ímpios vale muito pouco.
– Provérbios 10.20
Seu desafio
Controle a sua língua em vez de deixar que ela controle você; procure falar palavras de vida em todas as oportunidades que tiver. Ao fazer isso, observe Deus usar suas palavras para curar as pessoas ao seu redor — e transformar a sua língua e o seu coração.
Devocional
Há mais de 100 referências à língua no livro de Provérbios. Somente nesse livro, contei doze versículos em que a palavra “coração” é mencionada em conexão com a língua.
Pessoas piedosas falam da abundância de um coração piedoso. Elas têm a mente de Cristo e não limitam sua fé apenas aos domingos. São controladas e pensam antes de falar. Provérbios 10.20 descreve a língua dos justos como prata escolhida.
Então, como as pessoas conseguem ter línguas que proferem palavras piedosas? Bem, seus corações estão conectados à Fonte de sabedoria e graça — Aquele que Se revela nas Escrituras.
Eu quero ser uma mulher sábia e piedosa, mas nem sempre quero pagar o preço por um coração sábio. É preciso disciplina e esforço para encher o coração com a Palavra de Deus — e para ter uma língua que seja como a prata escolhida.
“Prata escolhida” — pense nessas duas palavras. A prata, claramente, é um metal valioso. A língua dos justos é excelente, superior, digna — é prata escolhida; foi cuidadosamente refinada e é da mais alta qualidade possível.
Um coração enraizado na Palavra e no caráter de Deus produzirá palavras de qualidade superior. Essas palavras serão de grande valor para aqueles que as ouvirem.
Oração
Senhor, eu quero ser alguém cuja língua seja como a prata escolhida. Obrigada pela Tua Palavra, que ajuda a reorientar o meu coração e a minha mente de volta a Ti. Que eu esteja disposta a fazer o que for necessário para estar enraizada na Tua Palavra e no Teu caráter, para que minhas palavras tenham grande valor para aqueles ao meu redor.
Explore mais
De quais formas específicas suas palavras podem abençoar e enriquecer a vida das pessoas ao seu redor hoje? E o que você pode fazer, na prática, para se alimentar da Fonte de sabedoria e graça?